TENDÊNCIAS DA DESIGUALDADE DE OPORTUNIDADES NO BRASIL: MOBILIDADE SOCIAL E ESTRATIFICAÇÃO EDUCACIONAL.

Esta nota apresenta as tendências da desigualdade de oportunidades no Brasil seguindo a perspectiva sociológica adotada por pesquisadores da área de estudos de estratificação e mobilidade social (Breen e Jonsson, 2005). De acordo com essa abordagem, a desigualdade de oportunidades pode ser definida de duas formas: i) pela associação estatística entre as características socioeconômicas das famílias em que os indivíduos crescem (origem) e as condições socioeconômicas que estes alcançam em sua vida adulta (destino); e ii) pela associação estatística entre as famílias de origem e o nível educacional alcançado pelos indivíduos. O primeiro tipo de análise permite determinar o grau de desigualdade de oportunidades de mobilidade intergeracional, e o segundo o grau de desigualdade de oportunidades educacionais. Embora pesquisadores nessa área reconheçam que a mensuração feita desta forma não é perfeita porque não leva em conta o grau de empenho e outros fatores individuais (Jencks e Tach, 2006), a abordagem permanece sendo válida e vem sendo ampliada e desenvolvida para explicar os padrões de estratificação social em vários contextos.

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