o CERES

Apresentação

O CERES foi constituído em 2005 tendo como mote central a execução do projeto “A Dimensão Social das Desigualdades”, no âmbito do Instituto do Milênio, financiado pelo CNPq. Congrega três professores e vários assistentes de pesquisa do Departamento de Estudos Sociais do IESP-UERJ interessados no estudo da estratificação e mobilidade social, das desigualdades, da riqueza, da pobreza e do mundo do trabalho.

Pesquisadores

Coordenadores

Carlos Antonio Costa Ribeiro

Carlos Antonio Costa Ribeiro

Professor e pesquisador do IESP – UERJ, instituição que dá continuidade a tradição de pesquisas do IUPERJ. Carlos é Ph.D. em sociologia pela Columbia University. Foi pesquisador convidado do Center for Advanced Studies in the Behavioral Sciences (CASBS) da Stanford University. Seu principal tema de pesquisa são os determinantes da desigualdade de oportunidades econômicas ao longo dos ciclos de vida e entre gerações. Neste sentido estudou temas como mobilidade social intergeracional, desigualdade de oportunidades educacionais, classes sociais, desigualdades raciais, mercados de casamento, transições para a vida adulta, criminalidade e justiça. Recentemente publicou dois livros: “Estrutura de Classes e Mobilidade Social no Brasil” (2007), e “Desigualdade de Oportunidades no Brasil” (2009).

Rogério Jerônimo Barbosa

Rogério Jerônimo Barbosa

Rogério Jerônimo Barbosa é professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Formou-se bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre e doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou pós-doutorado no Departamento de Ciência Política da USP, foi visiting scholar no departamento de Sociologia da Columbia University. Atualmente é pesquisador associado do Centro de Estudos da Metrópole (USP) e foi Affiliated Scholar no Brazil Lab da Princeton University. Pesquisa e publica nas áreas de desigualdade de renda, mercado de trabalho, políticas sociais e desigualdades educacionais.
Pedro H. G. Ferreira de Souza

Pedro H. G. Ferreira de Souza

Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (PPGSol-UnB). Desde 2009, é pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) na diretoria de políticas e estudos sociais. Em 2017, recebeu o Prêmio Capes de Melhor Tese em Sociologia e o Prêmio Anpocs de Melhor Tese em Ciências Sociais pela . É autor do livro Uma História de Desigualdade: A concentração de renda entre os ricos no Brasil (1926-2013) (Editora Hucitec/Anpocs, 2018), ganhador do Prêmio Jabuti 2019 nas categorias Humanidades e Livro do Ano. Suas áreas temáticas de atuação incluem: desigualdade de renda, pobreza, mobilidade social e políticas sociais.

Mestrandos

Ana Julia Aguiar Oliveira Guimarães Souza

Ana Julia Aguiar Oliveira Guimarães Souza

Bacharel em Ciências Sociais pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (CPDOC/FGV). Atuou como estagiária na Assessoria de Inovação em Serviços da Secretaria Municipal de Fazenda de Niterói. Atualmente, é mestranda em Sociologia no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ). Faz parte do grupo de pesquisa CERES - Centro para o Estudo da Riqueza e da Estratificação Social (IESP-UERJ). Tem experiência na área de Ciências Sociais Computacionais, Humanidades Digitais e Sociologia, com ênfase em Desigualdades Educacionais. 

Doutorandos

Carolina Medeiros

Carolina Medeiros

Doutoranda e mestra em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisadora associada do Centro de Estudos de Riqueza e Estratificação Social (CERES-IESP-UERJ). Atualmente trabalha como Cientista de dados no Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ). Tem experiência na área de análise de dados e em pesquisas sobre estratificação social, desigualdade no ensino superior e gênero. Possui interesse nas áreas de educação, mercado de trabalho, gênero, estratificação e desigualdades sociais e métodos quantitativos para as ciências sociais.
Carolina Neres da Rocha

Carolina Neres da Rocha

Doutoranda em Sociologia pelo IESP-UERJ. Mestre em Sociologia pelo mesmo instituto com Bolsa CNPq. MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/Rio). Bacharel em Relações Internacionais com Ênfase em Marketing e Negócios pela ESPM/Sul. Licencianda em Ciências Sociais pela UFRJ onde realizou iniciação científica no Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre a Desigualdade (NIED). Atuou em consultorias para organismos internacionais, como o Instituto Interamericano de Cooperação Agrícola (IICA) e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) nas áreas de avaliação de políticas públicas para o desenvolvimento social e rural e relações internacionais. Desenvolve e gerencia o trabalho de análise e monitoramento de impacto social na Besouro Agência de Fomento Social. Compõe o Centro para o Estudo da Riqueza e da Estratificação Social (CERES). Pesquisa temas relacionados a desigualdade de gênero, desigualdades de renda, mobilidade social e segmentação ocupacional.
Diego Nunes da Rocha

Diego Nunes da Rocha

Doutorando em Sociologia no IESP-UERJ. Possui experiência em análise de dados quantitativos, elaboração e realização de questionários na área de estratificação no sistema educacional.
Ina Odara Cholodoski

Ina Odara Cholodoski

Doutoranda e mestra em sociologia no IESP - UERJ, pesquisadora de estratificação educacional, mobilidade urbana, politicas públicas e representação de raça e gênero.
Luanda Botelho

Luanda Botelho

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, pesquisa deficiência, gênero e trabalho. Professora Assistente de Relações Trabalhistas na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Analista de Indicadores Sociais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Michel Misse Filho

Michel Misse Filho

Doutorando em Sociologia no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ) com bolsa CAPES, é mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e jornalista formado pela mesma instituição. Atualmente pesquisa desigualdades socioambientais e provisão de infraestruturas urbanas.
Natália da Silva Barcelos

Natália da Silva Barcelos

Doutoranda e Mestra em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ), bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense - Campos dos Goytacazes (2015-2019). Também é pesquisadora assistente do Centro de Pesquisa em Direito Global (FGV CPDG). Tem interesse em pesquisas que tratam de Ciclos de vida, Estrutura familiar e Bem-estar infantil.
Nayara Melo

Nayara Melo

Graduada em Odontologia pela UFPE, mestrado em Sociologia pela mesma instituição, com pesquisas voltadas para ensino superior e ações afirmativas. Cursando doutorado em sociologia, pelo IESP-UERJ, com foco em desigualdade racial no SUS. Possui experiência como pesquisadora no terceiro setor e como profissional de saúde no serviço público e privado. Atualmente, é analista de pesquisa na OdB.

Pós-doutorandos

André Vieira

André Vieira

Professor Adjunto do Departamento de Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisa e publica nas áreas de desigualdades educacionais, transição da escola para o trabalho e estratificação social.
Nathalie Reis Itaboraí

Nathalie Reis Itaboraí

Doutora em Sociologia pelo IESP-UERJ. Pesquisa sobre Sociologia das Famílias e desigualdades sociais, com ênfase em relações de gênero e classe. Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado no IESP sobre dinâmicas familiares e suas implicações para a distribuição de renda e bem-estar no Brasil, através de análise dos censos demográficos de 1960 a 2010. Coordenadora do GT População e Gênero da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP) no biênio 2015-2016. Editora de Publicações na Universidade Federal de Juiz de Fora desde 2010.

Associados

Ana Paula Vasconcelos Gonçalves

Ana Paula Vasconcelos Gonçalves

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (2010) e mestrado em Estudos Sociais e Pesquisas Sociais pela  Escola Nacional de Ciências Estatísticas (2014). Atualmente é bolsista de doutorado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, estágio docente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e tutora à distância da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ.
Eduardo Faerstein

Eduardo Faerstein

Graduou-se em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 1976). Possui mestrado em Medicina Social pelo Instituto de Medicina Social (IMS) da mesma universidade (1987), e doutorado em Epidemiologia (PhD) na Johns Hopkins University, EUA (1995). É Professor Associado do Departamento de Epidemiologia do IMS-UERJ, que chefiou em 3 biênios (1988-1990; 1995-97; 2013-15). Integra o corpo docente permanente dos Programas de Pós-Graduação (PPG) em Saúde Coletiva/IMS - Capes nível 7, e o PPG em Alimentação, Nutrição e Saúde/INU da UERJ. Foi Professor Visitante (pós-doutorados) na Universidade de Michigan, EUA (Center for Social Epidemiology & Population Health, 2001-2), e na Universidade da California-Berkeley, EUA (School of Public Health, 2009-10), e docente do Joint Medical Program da UC Berkeley/San Francisco em 2011 e 2012. Coordenou a Área de Saúde do Programa de Iniciação Científica da UERJ (2009-10). Exerceu 4 mandatos bienais nos colegiados superiores da UERJ: Conselho Universitário (2003-6) e Conselho Superior de Ensino e Pesquisa (2007-10). Foi Editor Associado do American Journal of Epidemiology (2006-2015); é Editor Associado da Revista Brasileira de Epidemiologia desde 2015. Pesquisador CNPq 1-B e Cientista de Nosso Estado - Faperj, coordena a Rede de Pesquisa Pró-Saúde: Determinantes Sociais da Saúde, e o Estudo Pró-Saúde, investigação longitudinal iniciada em 1999 no RJ. É vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) no triênio 2015-18, e vice-presidente da Alianza de Asociaciones de Salud Publica de las Americas. Desde sua criação em 2013, é coordenador-geral do Centro Rio de Saúde Global. Tem atuado principalmente nas seguintes áreas: determinantes sociais da saúde, epidemiologia do curso de vida, doenças crônicas não transmissíveis do adulto, saúde da mulher e métodos epidemiológicos
Fernanda Gonçalves

Fernanda Gonçalves

Fernanda Gonçalves é mestranda no programa de Sociologia no IESP-UERJ e bacharela em Engenharia de Produção pela FEN-UERJ, com o TCC Gestão de Estoques de MRO: Aplicação do Processo de Raciocínio da Teoria das Restrições em uma Indústria de Bebidas. Também é técnica em Controle Ambiental pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Foi membra do Comitê de Integridade do Club de Regatas Vasco da Gama, de 2021 a 2022, e atualmente, é membra da Rede Brasileira de Mulheres Cientistas (RBMC). É pesquisadora associada do GEMAA e no Centro para Estudo da Riqueza e da Estratificação Social (CERES). Atua em pesquisas de desigualdades de raça e gênero nos campos de STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics).
Filipe de Oliveira Peixoto

Filipe de Oliveira Peixoto

Mestre e doutorando em Sociologia pelo Instituto de Ciências Sociais e Políticas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), graduado pelo curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi aprovado no "Programa Jovens Talentos para a Ciência" do Governo Federal em 2013. Foi bolsista nota 10 da FAPERJ durante o mestrado (2016). Atualmente, cursa doutorado de Sociologia no IESP-UERJ, sendo bolsista da CAPES.
Flávio Alex de Oliveira Carvalhaes

Flávio Alex de Oliveira Carvalhaes

Professor Adjunto do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em Sociologia - IESP-UERJ (2013). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Estratificação e Desigualdade Social, com interesse especial pelos seguintes temas: ciclo de vida, desigualdades sociais, disparidades sociais em saúde, raça, transições da escola para o trabalho e metodologia quantitativa.
Natália Leão

Natália Leão

Natália Leão é doutoranda em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Licenciada e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Possui interesse na área de Sociologia, com ênfase nas abordagens sobre desigualdade e estratificação social, gênero, raça, LGBT+, interseccionalidade, mercado de trabalho, saúde e sociedade, políticas públicas e metodologias quantitativas.
Juliana Marques

Juliana Marques

Juliana Marques é doutora em Sociologia pelo IESP-UERJ, graduada em Ciências Sociais e mestre em Sociologia e Antropologia pelo PPGSA-UFRJ. Foi aprovada em 1º lugar no processo de seleção para o Doutorado no IESP e contemplada com o prêmio de Melhor Tese em Sociologia do seu Programa de Pós-Graduação, no ano de 2021, o que acarretará na publicação da pesquisa em livro, pela EdUERJ. Sua tese, intitulada “Disputas intra-elites e agendas distributivas no Brasil rural de 1920 a 1945: mineração de texto no Arquivo Juarez Távora”, também recebeu Menção Honrosa no Prêmio CAPES de Tese 2022. Durante o doutorado, Juliana foi visitante no Departamento de Ciência Política da Universidade de Zurique, na Suíça. Em 2021, atuou como jurada do 63º Prêmio Jabuti, na categoria Ciências Sociais. Atualmente, é Coordenadora de Pesquisa na Escola de Ciências Sociais FGV CPDOC. Entre 2010-14, integrou o Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdade (NIED) do IFCS-UFRJ. Atuou como assessora da Direção da FGV CPDOC e da coordenação do Centro de Relações Internacionais da FGV. Seus interesses de pesquisa incluem políticas sociais e ciência cidadã, relações entre elites e o Estado, Humanidades Digitais e métodos computacionais de pesquisa.
Nelson do Valle Silva

Nelson do Valle Silva

Possui graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1968), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1972) e doutorado em Sociologia – University of Michigan – Ann Arbor (1978). Atualmente é professor visitante do IESP/UERJ. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Estratificação Social e Métodos Quantitativos, atuando principalmente nos seguintes temas: mobilidade social, relações raciais, estratificação social, desigualdades sociais e estratificação educacional.
Rômulo Predes Monteiro da Cunha

Rômulo Predes Monteiro da Cunha

Mestre em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ) e bacharel pela Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (CPDOC/FGV). Associado ao Centro para o Estudo da Riqueza e da Estratificação Social (CERES), onde pesquisa temas relacionados à desigualdade de oportunidades, estratificação educacional e violência urbana.
Weverthon Machado

Weverthon Machado

Doutorando e mestre em Sociologia pelo IESP-UERJ, graduado em Ciências Sociais pela UENF. Tem experiência na área de Estratificação Social. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre tendências na formação e estrutura das famílias e seus impactos nas desigualdades. Entre suas áreas de interesse, incluem-se: família, seletividade marital, transmissão intergeracional das desigualdades, análise de classes e status.
Tayná Mendes

Tayná Mendes

Mestranda em Sociologia pelo PPGSA/UFRJ e Bacharel em Ciências Sociais (IFCS/UFRJ). Atua na área de pesquisa, monitoramento e avaliação em educação e desigualdade na Fundação Roberto Marinho. Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdade (NIED/IFCS) e associada ao Centro para Estudos da Riqueza e da Estratificação Social (CERES/IESP). Tem interesse na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Educação, Estratificação e Desigualdades Sociais, e com foco nos temas de desigualdades de resultados e oportunidades educacionais, desigualdades de gênero, dinâmicas familiares, trajetórias sociais e métodos de pesquisa.
Vinícius Pinheiro Israel

Vinícius Pinheiro Israel

Professor do Departamento de Métodos Quantitativos e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UNIRIO. Possui doutorado em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, Brasil) e doutorado em Estatística pelo Programa de Pós-Graduação em Estatística da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Brasil), mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UFRJ e bacharelado em Matemática pela UFRJ e em Ciências Sociais pela UERJ.