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. Homeschooling in Brazil: The Demographics and Motivations of Parental Educators.

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This exploratory study aims to discuss the rise of the phenomenon of homeschooling in Brazil and to understand the socioeconomic conditions, motivations, and pedagogical approaches utilized by the Brazilian parents who adopt this method. The data presented are derived from in-depth interviews with eight parents and a self-administered questionnaire given to a sample of 61 parents. The results indicate specific social standards for the Brazilian parents, similar to those found for parents in other contexts in other studies, such as a religious motivation to adopt the method. The evidence allows one to estimate the general profile of Brazilian parent educators and also reveals empirical fragility in regards to criticism of the method.

A Eficiência da Política.

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A família colonial e a construção do Brasil: Vida doméstica e identidade nacional em Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Nestor Duarte

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O artigo analisa as idéias de Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Nestor Duarte sobre o lugar da família colonial brasileira em nossa organização política e social. Então, uma discussão é produzida sobre as relações entre ordem privada e pública, reconhecendo a importância da família na construção de nossa identidade nacional.

A influência da extensão universitária na criação de habilidades e competências durante a graduação

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A extensão consiste em uma das áreas mais dinâmicas dentro da universidade, que coloca em prática a missão social do ensino na participação da construção da cidadania impactando diretamente na formação acadêmica de jovens universitários, sendo assim uma fonte enriquecedora de saberes populares e difusão de conhecimento e vivências. Este artigo tem como objetivo relatar a experiência e seus impactos na formação acadêmica ao atuar no projeto de extensão interinstitucional Esporte Sem Parar, realizado no Rio de Janeiro. A atuação nesse projeto rendeu aos bolsistas extensionistas diversos benefícios acadêmicos e pessoais como a aquisição de habilidades de organização, comunicação, responsabilidade e autonomia através do desenvolvimento de artigos científicos, cartilha, postagens de conteúdos em redes sociais, além da organização de eventos online. Assim como, beneficiou a comunidade através do acesso à prática de atividade física e de informações referentes à saúde promovendo dessa forma o autocuidado. Portanto, a atuação na extensão agrega na formação dos alunos e amplia a sua visão fora dos muros da universidade.

A poluição na Baía de Guanabara e a emergência da pauta ambiental no jornal O Globo.

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Este artigo busca apresentar de que formas e sob quais circunstâncias a Baía de Guanabara pôde emergir como importante pauta jornalística ambiental. Analisando matérias do jornal O Globo entre as décadas de 1940 e 1970, período crucial para se entender a poluição daquele ambiente, identifiamos a transformação de um referencial idílico da baía para a representação de um lugar de perigo. Nesse sentido, exploramos a importância que a saúde humana adquire para que esta pauta ambiental atingisse um alto patamar de noticialização, semelhantes aos níveis atuais. Refltimos, ainda, sobre as maneiras pelas quais a pauta ambiental pode ser construída, longe de síndromes comuns a esta especialidade jornalística, mas associada a marcos teóricos importantes do campo, como a imprescindibilidade do ativismo ecológico e a necessidade de ampliação do enfoque noticioso e abarcamento de conhecimentos de povos tradicionais.

A raça da classe, e suas desvantagens

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O DEBATE PÚBLICO SOBRE AS DESIGUALDADES RACIAIS E DE CLASSE DIZ RESPEITO AO PESO RELATIVO DOS PRECONCEITOS DE CLASSE OU DE RAÇA NA DETERMINAÇÃO DAS DESIGUALDADES DE OPORTUNIDADE. ALGUNS ANALISTAS AFIRMAM QUE O PRECONCEITO RACIAL É MENOS IMPORTANTE DO QUE O DE CLASSE; OUTROS ARGUMENTAM QUE O PRECONCEITO RACIAL É IMPORTANTE E COMO UM FATOR QUE VAI ALÉM DO ESTIGMA DAS CLASSES BAIXAS.

A teoria da expectativa de Vroom no encontro de capacitação da equipe do projeto de extensão Esporte Sem Parar.

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O Esporte Sem Parar é um projeto de extensão da Secretaria Nacional de Esporte, Lazer e Inclusão Social, em parceria com a ONG Contato e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Este artigo objetiva relatar a experiência do encontro de capacitação presencial da equipe do projeto durante a pandemia de COVID-19, na perspectiva da Teoria da Expectativa de Vroom. Estudo qualitativo, do tipo relato de experiência. Os resultados mostram que a biossegurança, diante de estabilidade epidemiológica, viabiliza treinamentos presenciais. A expectativa encontrada foi que o esforço empregado pela equipe conduzirá à realização pessoal, criação de vínculo, inclusão social, melhora da saúde, relacionamento interpessoal, espaço de convivência e apoio às pessoas socialmente vulneráveis. Conclui-se que a melhora na qualidade de vida possui valência para estes participantes, segundo a Teoria da Expectativa de Vroom, e pode ser a motivação para profissionais e participantes continuarem as atividades

A tipologia ocupacional Erikson-Goldthorpe-Portocarero (EGP): uma avaliação analítica e empírica.

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As classes sociais são consideradas um conceito sociológico por excelência. Neste artigo, propomos uma avaliação empírica do conceito, motivada por questionamentos contemporâneos que têm sido críticos a análises que recorrem ao conceito de classe como dimensão heuristicamente interessante. Nosso esforço se concentra em uma validação da proposta popularmente conhecida como a tipologia EGP (Erikson-Goldthorpe-Portocarero). Através da utilização de uma técnica estatística, sensível ao padrão dos dados - a análise de classes latentes -, verificamos o padrão de associação da tipologia com aspectos relevantes do mercado de trabalho brasileiro. Como principal resultado que emerge a partir das análises empreendidas, apontamos uma série de restrições à proposta avaliada. Isso indica para a necessidade dos sociólogos e de outros pesquisadores interessados no trabalho com o conceito estarem sensíveis para as particularidades impostas pelo contexto brasileiro que impõe limites não triviais à sua validade empírica.

Alcance e limites do ativismo do Ministério Público como fiscal da educação.

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O Ministério Público (MP) é capaz de efetivar direitos como fiscal de governos sem o Judiciário? A questão se põe ao projeto MP pela Educação (MPEduc), criado para instar municípios e estados a adequarem escolas a exigências legais e fomentar a fiscalização por conselhos sociais. Para captar alcances e limites do ativismo do MP, combinamos a análise de banco de dados, entrevistas com envolvidos no projeto e análise documental. Detectamos que de 371 projetos locais, cerca de 40% fizeram até duas das sete fases previstas e 6,1% foram concluídos. Estudos de casos do MPEduc com menos e mais avanços formais (Vitória e Belford Roxo) indicam limites do ativismo do MP e efeitos das altas discricionariedade e autonomia dos membros, tão associadas à instituição.

Análise das dimensões da segregação espacial no Vale do Paraíba Fluminense para os anos de 2000 e 2010.

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Las desigualdades sociales y el proceso de segregación se estudian comúnmente en las metrópolis brasileñas; sin embargo, las ciudades pequeñas y medianas también están sujetas a estos fenómenos. Entre 2000 y 2010, las municipalidades del Valle de Paraíba Fluminense atravesaron un proceso de crecimiento causado por el aumento de la actividad industrial. Así, esta investigación pretende comprender la evolución de la segregación espacial en este período. La metodología utilizada construye indicadores que evalúan las dimensiones de uniformidad, exposición, la existencia de agrupamientos y la concentración de las características estudiadas relacionadas con rendimientos, escolarización, y color y la raza. Esto permitió verificar que las desigualdades son más pronunciadas según sea el lugar de residencia, dado que ello afecta la vida cotidiana de la población, y que las municipalidades pequeñas y medianas también presentan procesos de segregación.

Análise de classe e a queda da desigualdade de renda do trabalho no Brasil.

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Neste artigo, pretende-se relacionar a dinâmica da queda da desigualdade de renda no Brasil, observada na última década, à estrutura de classes no país. Na busca pela descrição dessa associação, apresentam-se e avaliam-se, empiricamente, discussões recentes do debate internacional sobre análise de classe quanto à definição e à operacionalização de seu conceito. Discussões recentes propõem a viabilidade de uma estratégia “neodurkheimiana” para a análise de classe, uma via “micro”, que privilegia uma concentração nas ocupações em si, diferentemente das estratégias neoweberiana e neomarxista, que operariam em perspectivas “macro”. Os resultados apontam para a relevância da análise de classe ao estudo da desigualdade de renda do trabalho no Brasil e para as dinâmicas internas à estrutura de classes do país que merecem um estudo mais aprofundado e sofisticado metodologicamente. Eles também apontam reservas significativas em relação à proposta neodurkheimiana e indicam que a operacionalização de uma tipologia de classes neoweberiana disponível na literatura brasileira é satisfatória e revela aspectos não triviais da dinâmica da desigualdade no país.

As Duas Faces da Mobilidade.

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As práticas judiciais e o significado do processo de julgamento

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The article suggests that practical reason theory offers the best means to understanding the decision-making process in a trial by jury. More specifically, it argues that the decision-making practices of justice staff are guided by "dually structured" discourses, that is, by discourses that combine the moral definition of the categories "gender", "race", and "work with legal definitions regarding defendants’ and victims’ responsibilities. Data from cases judging a total of 133 people by four juries in the city of Rio de Janeiro in 1993 are analyzed by means of statistical methods and the Galois lattice (applied in the formal analysis of qualitative data). This combination of methodologies seeks to address in empirical fashion theoretical problems related to structuration theory and other theories on social structure and practices.

Aspectos que influenciam a criação das Zonas de Especial Interesse Social nos municípios do Estado do Rio de Janeiro.

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No Brasil as políticas urbanas e habitacionais não favoreciam as camadas populares, acarretando a segregação habitacional das pessoas mais pobres. Somente a partir da década de 80 que a discussão sobre regulação urbanística, políticas habitacionais inclusivas e gestão democrática das cidades começou a ter mais repercussão. Esta nova mobilização culminou no Estatuto da Cidade que prevê a obrigatoriedade do Plano Diretor e também instrumentos legais para a gestão democrática das cidades, como as Zonas de Especial Interesse Social – ZEIS. No Estado do Rio de Janeiro a partir de 2008 ocorreu um aumento de municípios com Plano Diretor e com áreas definidas como ZEIS, entretanto há cidades que não possuem este instrumento de gestão. Por isso, este trabalho tem como objetivo compreender quais fatores influenciam os municípios do Estado do Rio a incluir em seu Plano Diretor as ZEIS. Tendo em vista que estas zonas estão relacionadas diretamente a habitação, optou-se neste trabalho por verificar quais características dos domicílios e de infraestrutura urbana podem afetar a decisão em questão. Para alcançar tal objetivo foi empregada a regressão logística e os dados utilizados são oriundos do Censo Demográfico de 2010 e da pesquisa do Perfil dos Municípios Brasileiros, ambas realizadas pelo IBGE.

Azul ou rosa? A segregação de gênero no ensino superior brasileiro, 2002-2016

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O artigo examina como estudantes dos sexos masculino e feminino estão alocados em diferentes grupos de curso do ensino superior brasileiro em 2002 e em 2016. Foram utilizados os microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2014 e do Censo do Ensino Superior 2002 e 2016. Os resultados indicam que a conclusão do ensino superior é desproporcionalmente feminina, padrão que se intensificou na última coorte avaliada. Por outro lado, existem diferenças significativas indicando que mulheres estão sobrerrepresentadas em grupos de curso com menores retornos no mercado de trabalho. O padrão de segregação de gênero das escolhas educacionais é estável ao longo do tempo. No entanto, observou-se que isso não se deve a um comportamento estático da segregação de gênero nos grupos de curso, mas sim à compensação de cursos que diminuem e aumentam a segregação.

AZUL OU ROSA? A SEGREGAÇÃO DE GÊNERO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO, 2002-2016.

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O artigo examina como estudantes dos sexos masculino e feminino estão alocados em diferentes grupos de curso do ensino superior brasileiro em 2002 e em 2016. Foram utilizados os microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2014 e do Censo do Ensino Superior 2002 e 2016. Os resultados indicam que a conclusão do ensino superior é desproporcionalmente feminina, padrão que se intensificou na última coorte avaliada. Por outro lado, existem diferenças significativas indicando que mulheres estão sobrerrepresentadas em grupos de curso com menores retornos no mercado de trabalho. O padrão de segregação de gênero das escolhas educacionais é estável ao longo do tempo. No entanto, observou-se que isso não se deve a um comportamento estático da segregação de gênero nos grupos de curso, mas sim à compensação de cursos que diminuem e aumentam a segregação.

Brasil: Reforma ou Caos.

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Class, race, and social mobility in Brazil.

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This article analyzes the differences in inter-generational social mobility and schooling between white, brown, and black men in Brazil. The main objective is to analyze inequality of opportunities for mobility and educational transitions. The results indicate that for individuals from lower social origins, inequality of opportunities is significantly marked by racial differences, and that for persons originating in the upper classes, racial inequality influences the odds of social mobility. The results suggest that theories of stratification by race and class in Brazil should be rethought, taking into account the observed interactions between race and class.

Classe, raça e mobilidade social no Brasil.

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This article analyzes the differences in inter-generational social mobility and schooling between white, brown, and black men in Brazil. The main objective is to analyze inequality of opportunities for mobility and educational transitions. The results indicate that for individuals from lower social origins, inequality of opportunities is significantly marked by racial differences, and that for persons originating in the upper classes, racial inequality influences the odds of social mobility. The results suggest that theories of stratification by race and class in Brazil should be rethought, taking into account the observed interactions between race and class.

Classes sociais e fechamento social: determinantes da desigualdade de renda em São Paulo.

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Recentemente, o tema das desigualdades de renda ganhou grande visibilidade, porém, na maioria das vezes, os fatores explicativos estão no desempenho econômico e nas políticas sociais. Neste trabalho, incorporamos a dinâmica das classes ao debate e oferecemos uma interpretação complementar. As classes ocupacionais operam mecanismos de fechamento social e distribuição de poder que condicionam a distribuição de renda. Tomamos a Região Metropolitana de São Paulo, entre 1981 e 2011, como estudo de caso. Usamos técnicas de decomposição da desigualdade e construímos cenários contrafactuais. As análises mostram que uma polarização “skillbiased” teve lugar durante os anos 1990, mas é revertida durante a década de 2000. Encontramos também polarização associada a outros fatores, que não a qualificação. As dinâmicas das classes ocupacionais foram justamente os componentes que mais tiveram importância na redução das desigualdades, seguidas de perto pelo processo de formalização da mão de obra. O principal vetor de queda das desigualdades foi a homogeneização interna às classes, sugerindo que o regime de classes tenha se tornado mais coeso. Dessa forma, resta principalmente a desigualdade entre ocupações – fazendo com que esse componente assuma maior importância explicativa sobre o estoque de desigualdade atual.

CONTÍNUO RACIAL, MOBILIDADE SOCIAL E “EMBRANQUECIMENTO”

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Pesquisas sobre raça no Brasil têm, há bastante tempo, reconhecido que categorias raciais são baseadas em distinções de cores da pele ao longo de um contínuo preto-branco. Contudo, evidências quantitativas sobre desigualdade social são baseadas na dicotomia branco versus não-branco (pardo e preto) ou na categorização em trio (branco, pardo e preto). Esta maneira de utilizar a variável contribuiu para demonstrar os altos níveis de desigualdade racial. Este achado, entretanto, é frequentemente questionado devido a outro aspecto: a alta ambiguidade na classificação racial e a possibilidade de “embranquecimento” com dinheiro ou com mobilidade social ascendente. Se esta última característica é verdadeira, é difícil fazer uma medição de desigualdade social que seja confiável. Para lidar diretamente com este problema, meço o “contínuo de cores da pele” através da combinação de respostas a uma pergunta aberta (de livre escolha para os respondentes) e a uma pergunta fechada (com categorias censitárias) sobre cores da pele. Implementei simulações contrafactuais para avaliar os possíveis efeitos do “embranquecimento com dinheiro” em realizações educacionais, ocupacionais e econômicas.

Cor, educação e casamento: tendências da seletividade marital no Brasil, 1960 a 2000.

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The article analyzes trends in marital selectiveness among blacks, browns, and whites in Brazil, using data from 1960, 1980, and 2000. Given that the educational system expanded and racial inequalities decreased over the years, the article aims to investigate to what extent these trends are related to the reduction in barriers to interracial marriage, as observed during the period. The authors thus analyze marriage patterns in couples of different color and schooling. The reduction in barriers to interracial marriage is independent of the parallel decrease in couples with different educational levels. Such barriers have become less common in all groups, except for those with the most education; in other words, the odds of marriage between husbands and wives with any level of university education increased from 1960 to 2000, corresponding to an increase in the barrier to marriage between highly educated individuals and less educated partners. Nevertheless, the overall trend was towards a decrease in barriers to interracial and inter-educational marriages from 1960 to 2000. In other words, there are steadily fewer impediments to interracial and inter-educational marriages in Brazil.

Desigualdade de oportunidades e resultados educacionais no Brasil.

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This article analyzes inequality of educational opportunities and outcomes in Brazil. The findings corroborate those of previous studies, pointing to persistent inequalities related to race and class in the Brazilian school system. However, the analyses indicate that parents' wealth and type of school (public, Federal, or private) are fundamental factors for explaining persistent inequalities. Parents with higher socioeconomic status invest in private elementary and secondary schools for their children in order to facilitate their progression in the system. In other words, in addition to inequality related to family characteristics, inequality is promoted by the educational system itself. The article presents sensitivity analyses to explain the possible effect of unmeasured variables, as well as a methodology to show the effect of educational transitions on inequality in educational outcomes. The author concludes that in order to promote access to educational progression, Brazil needs to improve not only the quality of its schools, but also the living conditions of Brazilian families.

Desigualdade de oportunidades no Brasil: considerações sobre classe, educação e raça

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Este trabalho analisa os determinantes da mobilidade social de homens e mulheres no Brasil em 1982 e 1996, com base em regressões de realização de status e em modelos logísticos multinomiais condicionais. Em particular, investigamos os efeitos da origem social, da raça e da educação na desigualdade de oportunidades. A principal conclusão é de que a educação é a variável mais importante, mas cujos retornos vêm declinando rapidamente, o que explica quase todo o aumento da fluidez social no período. Raça e origem social são elementos que potencialmente determinam o sucesso educacional dos indivíduos, mas que desempenham diretamente um papel apenas secundário no mercado de trabalho. Não foram detectadas interações relevantes, o que implica que os retornos para educação são semelhantes por cor ou raça. O padrão de mobilidade social das mulheres é basicamente o mesmo dos homens.

Desigualdade de Rendimentos do Trabalho no Curto e no Longo Prazo: Tendências de Idade, Período e Coorte.

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Este artigo visa compreender se omovimento da desigualdade de renda do trabalho nas últimas décadas no Brasil responde mais a flutuações conjunturais ou a fatores de longo prazo. Analisa a distribuição dos rendimentos para pessoas do sexomasculino e feminino separadamente. São apresentadas as principais abordagens sobre idade, período e coorte – e delas derivam-se seis diferentes modelos para teste. Os principais achados são: 1) entre os homens, a queda das desigualdades é principalmente fruto de umprocesso de longo prazo, que coincide com a homogeneização educacional das coortes – os efeitos de conjunturas econômicas e medidas políticas apenas conseguiram mitigar as consequências trazidas pelas crises e instabilidades dos anos 1980; 2) entre as mulheres, a queda dos indicadores se deve sobretudo a efeitos de período. Percebeu-se também que aspectos conjunturais afetam a distribuição de rendimentos de homens e mulheres de modo diferente.

Desigualdade educacional na ocorrência de obesidade abdominal por gênero e cor/raça: Estudo Pró-Saúde, 1999-2001 e 2011-2012.

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Análise de dados seccionais do Estudo Pró-Saúde (1999-2001 e 2011-2012) revelou importante diferença de gênero e cor/raça na magnitude e variação temporal da desigualdade educacional na obesidade abdominal. Probabilidade de estar obeso foi gradativamente maior em mulheres (independentemente de cor/raça) e homens (pardos/pretos) menos escolarizados. Tais gradientes foram quantificados pelo índice relativo de desigualdade (IRD). Ao longo da década, observou-se redução da desigualdade em mulheres pardas/pretas (ΔIRD: 0,5; IC95%: 0,2-1,1), subjacente ao relativo aumento da prevalência de obesidade abdominal entre as mais escolarizadas. Houve estabilidade do IRD em mulheres brancas e homens pardos/pretos, indicando crescimento similar da prevalência de obesidade abdominal nos subgrupos educacionais. Associação da escolaridade com a ocorrência de obesidade abdominal sofreu interação múltipla de fatores sociodemográficos. Nossos resultados encorajam a estratificação conjunta por gênero e cor/raça no estudo das desigualdades socioeconômicas na ocorrência da obesidade abdominal.

Desigualdades de gênero no ensino superior e no mercado de trabalho no Brasil: uma análise de idade, período e coorte

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O artigo analisa o acesso diferencial de homens e mulheres ao ensino superior e a entrada no mercado de trabalho dos diplomados no Brasil entre 1981 e 2006. Tendo em vista que esses indivíduos nasceram entre 1918 e 1981, porque tinham entre 25 e 64 anos quando foram entrevistados, as análises levam em conta não apenas o período que se inicia em 1981, mas também o efeito das coortes de nascimento que se iniciam em 1918. Para verificar os efeitos de período, coorte e idade utilizo modelos que permitem distinguir estes três efeitos temporais. O principal objetivo é analisar em que medida os ciclos de desenvolvimento e expansão econômica (até a segunda metade da década de 1970) e de estagnação e crise nas décadas de 1980 e 1990 são concomitantes às tendências populacionais de acesso à universidade e de entrada no mercado de trabalhos dos indivíduos com formação universitária. O artigo conclui que há efeitos de coorte e de período bem como diminuição das desigualdades de gênero.

Desigualdades de oportunidades educacionais dos adolescentes no Brasil e no México.

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O objetivo desse artigo é examinar tendências recentes da estratificação educacional para adolescentes do Brasil e México em três períodos distintos: a década de 1980, de severa recessão; os anos 1990, um período de ajustes estruturais; e os anos 2000, década de crescimento. Além de matrículas escolares e probabilidades de transições educacionais, é examinada também a matrícula em escolas particulares, um aspecto importante da desigualdade educacional pouco abordado em estudos sobre o tema. Foram utilizados dados das PNADs para o Brasil e ENIGH para o México. Os resultados confirmam importantes benefícios trazidos pelas condições favoráveis recentes e pela universalização do ensino fundamental, mas também identificam crescentes desvantagens associadas ao acesso à escola particular, o que sugere a importância da perspectiva EMI (Effectively Maintained Inequality). O estudo enfatiza a importância de analisar a qualidade além da quantidade de ensino formal para uma compreensão mais profunda da estratificação educacional.

Desigualdades e estratificação: analisando sociedades em mudança.

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O presente artigo apresenta uma avaliação da linha de pesquisa Estratifi- cação ou Desigualdade Social, o seu impacto na produção acadêmica Bra- sileira e quais as contribuições que o Grupo de Trabalho da SBS, de nome homônimo, trouxe para o debate sociológico recente. É feito um balanço da produção acadêmica apresentada no Grupo de Trabalho Estratificação e Mobilidade Social, levando em consideração os artigos apresentados nos úl- timos Congressos da Sociedade Brasileira de Sociologia - SBS. Os principais avanços teóricos e metodológicos promovidos por essas análises são avalia- dos a partir da interação com a publicação nacional e internacional. Além de observar as principais debilidades teóricas e metodológicas apresentadas pela área até o momento, pontua-se a contribuição para a sociologia brasi- leira enquanto disciplina científica e seus desdobramentos para as novas gerações de Cientistas Sociais. Por fim, a inserção da contribuição do GT no contexto da sociologia internacional e propõem-se a formulação de uma agenda de pesquisa para o fortalecimento da área de investigação.

DESIGUALDADES NAS TRANSIÇÕES PARA A VIDA ADULTA NO BRASIL (1996 E 2008)

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Este artigo analisa desigualdades nas transições para a vida adulta no Brasil nas décadas de 1990 e 2000. Três transições são analisadas: saída da escola e entrada no mercado de trabalho, casamento e formação de um domicílio independente, e nascimento do primeiro filho. As análises apresentadas indicam que houve uma diminuição das desigualdades socioeconômicas nos padrões de transição, ou seja, a diferença nos padrões de transição de jovens cujos pais tinham condições socioeconômicas distintas diminuíram. A principal força equalizadora foi a expansão do sistema educacional que ocorreu ao longo das décadas de 1980, 1990 e 2000. As diferenças de gênero também diminuíram. Apesar destas mudanças ainda há fortes desigualdades relacionadas ao momento do ciclo de vida em que os jovens fazem as transições.

Discriminação racial e saúde: uma revisão sistemática de escalas com foco em suas propriedades psicométricas

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A literatura abordando o uso da variável raça no estudo de causas das iniqüidades raciais em saúde é caracterizada por uma profunda discussão sobre os problemas envolvidos na interpretação de associações estatísticas como relações de causa e efeito. Em contrapartida, um número menor de estudos tem abordado o uso de escalas de discriminação racial para estimar os efeitos deste tipo de tratamento injusto sobre a saúde, e nenhum deles realizou uma avaliação abrangente das propriedades psicométricas destes instrumentos. O objetivo deste trabalho foi revisar sistematicamente a literatura sobre escalas de discriminação racial, com vistas a descrever seus processos de desenvolvimento e prover uma síntese de suas propriedades psicométricas. Uma busca eletrônica nas bases de dados PubMed, LILACS, PsycInfo, Scielo, Scopus e Web of Science foi realizada sem qualquer restrição, utilizando-se vocabulário livre e controlado. Após identificar 3.060 referências, 24 escalas foram incluídas na revisão. Apesar de a discriminação racial constituir um tema de relevância internacional, 23 (96%) escalas foram desenvolvidas nos Estados Unidos. A maior parte dos estudos (67%, N = 16) foi publicada nos últimos 12 anos, documentando tentativas iniciais de desenvolvimento de escalas, com uma escassez de investigações sobre o refinamento ou a adaptação trans-cultural destes instrumentos. As propriedades psicométricas relatadas foram boas; dezesseis entre todas as escalas apresentaram confiabilidade acima de 0,7, 19 entre 20 instrumentos confirmaram, pelo menos, 75% das hipóteses relacionadas aos construtos avaliados e a estrutura dimensional foi corroborada por análises fatoriais em 17 de 21 escalas. Entretanto, pesquisadores independentes raramente examinaram estas escalas. O uso de terminologia racial e como isto pode afetar o relato de experiências de discriminação racial não foi extensamente avaliado. A necessidade de considerar outras formas de tratamento discriminatório como exposições danosas à saúde igualmente importantes e a idéia de um instrumento universal, adaptável a diferentes contextos socioculturais, deveriam ser discutidas entre os pesquisadores deste emergente campo de investigação.

Educational expansion, inequality and poverty reduction in Brazil: A simulation study.

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Using retrospective simulations, we examine whether educational expansions in the past could have reduced earnings inequality and income poverty in Brazil. We use data from three censuses and 35 national household surveys (PNAD). The simulations indicate that there are important limitations to what educational policies can do: it would take many decades to reduce inequality and poverty and only a significant scale-up of tertiary education would lead to much lower levels of inequality and poverty. The growth required to have made that possible would have been impressive. Such a reduction could also only have occurred under optimistic assumptions about growth, job-skill matching, and non-declining returns to education. In short, education is not a panacea to poverty and inequality. These results are robust when tested with different data sources, in different decades, and using various measures of inequality and poverty. Our results provide a standard to gauge the effects of other policies in education-equivalent terms.

Educational stratification after a decade of reforms on higher education access in Brazil.

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The policies Brazil has implemented in the last decade to increase social inclusion—based on both socio-economic status and race—might have reduced the educational disadvantages associated with being non-white and poor. Recent research on Latin America has found a strengthening of the association between social origin and educational attainment—at least for early educational transitions—among cohorts who grew up in the 1980s, and a weakening of the association for cohorts growing up in the 2000s. This pattern aligns with signs of declining economic inequality in the continent. However, the decline in economic inequality coupled with an unprecedented expansion of education, including higher education, would suggest a weakening of the influence of social origin on educational opportunity for multiple educational transitions, not only early transitions. The goal of this paper is to examine recent changes in educational inequality by social origin and race in Brazil. We use a unique nationally representative data set collected by ILO in 2013 from respondents age 21–29 to answer the following two questions: As Brazil achieved universal enrollment in primary education and consistently high enrollment levels in secondary education, have the effects of social origin on secondary schooling entrance, secondary schooling completion and college access changed? Has the extent of the non-white disadvantage in education declined for younger cohorts? We provide the first assessment of inequality of opportunity in late educational transitions conducted after these key changes in Brazilian educational policy. The results show that while younger cohorts enjoy more egalitarian educational opportunities relative to older cohorts, important bottlenecks linked to persistent inequalities based on both social origin and race remain, particularly for the completion of secondary schooling.

Efeitos do desemprego, do Auxílio Emergencial e do Programa Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (MP no 936/2020) sobre a renda, a pobreza e a desigualdade durante e depois da pandemia.

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Neste artigo, avaliamos os efeitos da incidência conjunta das quedas do nível de ocupação do Programa Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (Medida Provisória – MP nº 936/2020) e da Renda Básica Emergencial – RBE (Lei nº 13.982/2020) sobre a distribuição da renda domiciliar per capita e a pobreza. Essas medidas foram tomadas para mitigar as consequências socioeconômicas da pandemia e das necessárias medidas de isolamento social e impactaram fortemente a atividade econômica, o mercado de trabalho e a renda das famílias, tal como já indicado pelos primeiros dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) (trimestre de fevereiro, março e abril de 2020) e pela PNAD-Covid-19.

esigualdade de oportunidades no Brasil: considerações sobre classe, educação e raça

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Este trabalho analisa os determinantes da mobilidade social de homens e mulheres no Brasil em 1982 e 1996, com base em regressões de realização de status e em modelos logísticos multinomiais condicionais. Em particular, investigamos os efeitos da origem social, da raça e da educação na desigualdade de oportunidades. A principal conclusão é de que a educação é a variável mais importante, mas cujos retornos vêm declinando rapidamente, o que explica quase todo o aumento da fluidez social no período. Raça e origem social são elementos que potencialmente determinam o sucesso educacional dos indivíduos, mas que desempenham diretamente um papel apenas secundário no mercado de trabalho. Não foram detectadas interações relevantes, o que implica que os retornos para educação são semelhantes por cor ou raça. O padrão de mobilidade social das mulheres é basicamente o mesmo dos homens.

Estagnação desigual: desemprego, desalento, informalidade e a distribuição da renda do trabalho no período recente (2012-2019).

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Analisa o comportamento da desigualdade da renda do trabalho nos últimos anos, utilizando os microdados da PNAD Contínua. O estudo explica as diferenças entre os conceitos de renda empregados na PNAD Contínua e a implicação dessa diferença no cálculo da desigualdade. Além disso, busca inserir a série de desigualdade no contexto dos outros indicadores do mercado de trabalho, de forma a melhor entender sua evolução e apresenta a decomposição das contribuições para a variação da desigualdade no período analisado, permitindo uma análise mais sutil do crescimento recente.

Estratificação e mobilidade social no Brasil: uma revisão da literatura na sociologia de 2000 a 2018

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Neste artigo, fazemos um balanço da produção sociológica brasileira sobre a desigualdade social. Apresentamos os temas que concentraram a atenção dos sociólogos brasileiros a partir de 2000. Como é próprio à área, concentramos nossa atenção em torno da estruturação da desigualdade de oportunidades e desigualdade de resultados. Além de apresentarmos os contornos analíticos que marcam os diversos temas e contribuições sociológicas para o estudo da desigualdade no país, destacamos os aspectos metodológicos que estruturaram os estudos brasileiros no período. Assim, o artigo almeja ser uma contribuição tanto ao leitor interessado em uma visão panorâmica e introdutória sobre a área como à comunidade de especialistas interessados no tema da desigualdade social

Estratificação e mobilidade social no Brasil: uma revisão da literatura na sociologia de 2000 a 2018.

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Neste artigo, fazemos um balanço da produção sociológica brasileira sobre a desigualdade social. Apresentamos os temas que concentraram a atenção dos sociólogos brasileiros a partir de 2000. Como é próprio à área, concentramos nossa atenção em torno da estruturação da desigualdade de oportunidades e desigualdade de resultados. Além de apresentarmos os contornos analíticos que marcam os diversos temas e contribuições sociológicas para o estudo da desigualdade no país, destacamos os aspectos metodológicos que estruturaram os estudos brasileiros no período. Assim, o artigo almeja ser uma contribuição tanto ao leitor interessado em uma visão panorâmica e introdutória sobre a área como à comunidade de especialistas interessados no tema da desigualdade social no país.

Estratificação horizontal da educação superior no Brasil: desigualdades de classe, gênero e raça em um contexto de expansão educacional.

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O acesso ao ensino superior é fundamental para diminuir as desvantagens de pessoas com origens nos grupos menos privilegiados, na medida em que aumenta as chances de mobilidade social ascendente. A literatura sobre estratificação educacional nos ensina que tanto o acesso aos diferentes tipos de modalidade ofertada (bacharelados, licenciaturas, cursos tecnológicos) quanto quais cursos são escolhidos (medicina, administração ou pedagogia) influenciam as chances de alcançar os melhores empregos. Tendo em vista que os diferentes diplomas universitários não são iguais em termos das vantagens que trazem para os diplomados, e que há diferenças de acesso entre os cursos universitários em termos de classe, gênero e raça, o perfil de acesso a esses cursos deve ser analisado. Neste artigo, avaliamos de forma inédita e desagregada o padrão de expansão do ensino superior brasileiro e como se configuram as oportunidades no sistema. Mobilizando dados do Inep, nossos resultados apontam que pessoas com origem nos estratos mais altos (pais com ensino superior) tinham probabilidade significativamente maior de entrar nos cursos de maior prestígio (medicina, odontologia, engenharias etc.) e em instituições públicas do que pessoas com origem nas classes mais baixas. Também encontramos forte estratificação por gênero tendo em vista que homens têm maior probabilidade de entrar em cursos das ciências exatas e mulheres em cursos relacionados ao ensino e aos cuidados. A estratificação por gênero, no entanto, combina-se de forma não linear com a estratificação por classe de origem, na medida em que há cursos típicos de homens de classe alta, mulheres de classe alta, homens de classe baixa e mulheres de classe baixa.

Estratificação horizontal nas licenciaturas das instituições federais brasileiras.

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A ampliação das matrículas em cursos da área de Educação foi um dos principais vetores da expansão recente do ensino superior brasileiro. O objetivo do artigo é analisar até que ponto essa expansão significa, de fato, democratização de oportunidades de formação em distintas carreiras docentes. Os resultados obtidos, a partir de exercícios realizados com os microdados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes 2014, revelam que as subáreas de Educação estão distintamente caracterizadas de acordo com a origem socioeconômica e marcas sociais dos/das estudantes. As evidências são discutidas a partir de bibliografia que trata da “democratização segregativa” do ensino superior e de sua “estratificação horizontal”.

Estrutura de Classes e Mobilidade Social no Brasil Contemporâneo. Sociologias

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Este artigo apresenta análises sobre estrutura de classes e mobilidade social no Brasil usando os dados mais recentes disponíveis. A evolução da estrutura de classes entre as décadas de 1970 e 2000 é apresentada, indicando que medida em termos das ocupações houve uma diminuição gradual das classes de trabalhadores manuais qualificados e profissionais. Esta mudança, no entanto, não significa que a sociedade brasileira passou a ser predominantemente de classe média como vem sendo defendido por alguns cientistas sociais. Além disso, o artigo argumenta que informações sobre mobilidade intergeracional são fundamentais para definir as principais clivagens de classe. Nesse sentido, o artigo descreve o padrão de fluidez social no Brasil que determina as desigualdades de oportunidades de mobilidade social e os principais pontos de fechamento social na estrutura social brasileira. O padrão vertical ou hierárquico é o que melhor descreve a fluidez social no país, o que implica em dizer que a distância entre as classes em termos de mobilidade intergeracional é fundamental. O papel mediador entre classes de origem e de destino desempenhado pela educação alcançada também é apresentado. A maioria das análises é baseada em dados provenientes da Pesquisa Dimensões Sociais das Desigualdades (PDSD-2008), mas dados das Pesquisas Nacionais por Amostragem Domiciliar (PNADs) de 1973, 1982, 1988, e 1996 também são apresentados.

Estrutura de Classes, Educação e Queda da Desigualdade de Renda (2002-2011).

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This paper aims to reconcile the role ascribed to education as a major cause of the recent reduction in inequality in Brazil with a class analysis framework. A series of univariate and multivariate inequality decompositions were carried out, including the between-group/within-group decomposition of the GE(0) index and the regression-based decomposition suggested by Fields (2003). Our results show that a) whereas the class structure composition was relatively stable between 2002 and 2011, the educational composition changed dramatically; b) inequality between classes accounts for a larger fraction of total inequality than inequality between educational groups; and c) when class and education are analyzed simultaneously, the fraction of total inequality explained by education falls abruptly, while the relative share of class inequality remains constant. Thus, educational improvement was apparently much more important for the reduction in inequality than changes in the other dimensions captured by class structure.

Estudo sobre a distribuição das taxas de encarceramento nos estados brasileiros e principais variáveis associadas: Influências socioeconômicas e ideológicas

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Este trabalho faz uma análise das principais variáveis correlacionadas com as taxas de encarceramento nos estados brasileiros. Pela primeira vez no país, estuda-se o impacto do posicionamento político dos governadores no punitivismo estatal. Metodologicamente, realiza-se uma abordagem inferencial que promove o diálogo entre a estatística clássica e o paradigma bayesiano. Modelos de regressão múltipla e lineares generalizados são testados e os melhores confirmam a associação significativa entre as taxas de encarceramento e a taxa de urbanização ou desenvolvimento, proporção da população de jovens, voto em Dilma Rousseff e índice Gini.

Expectativas dos professores e mismatch racial na escola pública brasileira.

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O artigo examina em que medida as similaridades ou discrepâncias raciais entre professores e alunos nas turmas das escolas públicas brasileiras influenciam as expectativas docentes. Adicionalmente, são analisadas a ocorrência de diferenciais de gênero nas expectativas e a interseccionalidade com as diferenças raciais. Os dados utilizados são da Prova Brasil 2013 (BRASIL, 2015). A principal conclusão é que a similaridade racial entre professores e turmas de alunos negros está associada a maiores expectativas docentes, especialmente quanto à conclusão do ensino fundamental e entrada na universidade. Além disso, o fato de as turmas serem lecionadas por professoras também está vinculado a maiores expectativas. Contudo, as expectativas são explicadas em grande medida pelo aprendizado dos estudantes em matemática e pelo ambiente pedagógico em sala de aula.

Experiences of discrimination among university students in the city of Rio de Janeiro.

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To understand experiences of discrimination lived by undergraduate students and to analyze their applicability to the construction of a Brazilian discrimination scale. METHODOLOGICAL PROCEDURES: In a qualitative study five focus groups were conducted with 43 university students from the city of Rio de Janeiro, Southeastern Brazil, in 2008. Students from undergraduate courses with different candidate/place ratios; of both sexes; self-identified as white, mixed or black; and belonging to two public higher education institutions were selected. An interview guide focusing on issues related to "prejudice" and "discrimination" and asking participants about their experiences of discrimination was used. The method of interpretation of meanings was adopted, seeking to understand the context, reasons and logics of participants' speech. ANALYSIS OF RESULTS: Prejudice was interpreted as something belonging to the field of ideas, probably equivocated, and which could be either positive or negative. Discrimination was attributed to the field of observable behaviors and with an invariably negative connotation. The interpretation of a discriminatory event as such was influenced by subjective factors, such as personal interests and the level of affectivity established between individuals. However, the limit between what was interpreted as discriminatory or not depended strongly on the specific context in which the interaction among individuals occurred. Different situations and, at times, more than one motivation were simultaneously indicated as regards discriminatory experiences. Participants saw themselves as both victims and perpetrators of discrimination. CONCLUSIONS: The interpretation of an event as discriminatory involves great complexity and the experiences of discrimination can hardly be generalized. When evident, the reasons for which individuals suppose they have been discriminated against may be multiple and associated with each other. Such aspects must be considered when constructing items for the discrimination scale.

Gestão Social, Participação e Território: o Caso do Distrito Califórnia no Município Barra do Piraí-RJ

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O artigo tem como foco analisar a participação social durante o processo de anexação do Distrito Califórnia, em Barra do Piraí, ao município de Volta Redonda, ambos localizados na microrregião do Vale do Paraíba, no estado do Rio de Janeiro. Busca-se problematizar a dinâmica participativa sobre a nova conformação territorial acerca dos anseios dos moradores pela anexação. A revisão bibliográfica parte da discussão sobre participação entendida como um processo de conquista relacionado à mobilização e organização social na reivindicação de interesses coletivos específicos e de direitos. O território, desta forma, constituiria um espaço com identidade compreendido não somente como uma realidade geográfica ou física, mas uma realidade humana, social, cultural e histórica. Por sua vez, a gestão social é definida por uma relação dialógica, participativa, entre os atores sociais no território tendo por finalidade discutir sobre as problemáticas comuns e deliberar sobre as ações a serem estabelecidas em prol do bem comum. A metodologia da pesquisa, de natureza qualitativa e do tipo exploratória, adota o método do estudo de caso único tendo a coleta de dados sido realizada por pesquisas bibliográfica, documental e de campo. O tratamento dos dados seguiu a análise de conteúdo com a definição de categorias por grade mista. Os resultados apontam que a anexação legitimaria o anseio da população local em pertencer ao município com maior proximidade geográfica, mas, principalmente, com melhor provisão de serviços públicos.

Higher Education Expansion and Diversification: Privatization, Distance Learning, and Market Concentration in Brazil, 2002-2016.

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We look at the expansion of a higher education system through the lens of concentration in the distribution of enrollments among institutions. Using data from the Brazilian Higher Education Censuses from 2002 to 2016, we found that the diversification of segments that compose the system was associated with an increase in concentration and market oligopolization. The higher education expansion in Brazil has a history of high growth and high concentration among large institutions. Enrollment more than doubled in 14 years, but growth among the top 1% of institutions was higher than the total growth among the bottom 90% of institutions. Much of the market concentration was due to a combination of subsidized privatization and deregulated virtualization. Private distance education was the main driver of concentration. By the end of the 2002-2016 period, the private sector contributed to 77% of all concentration, with private distance education alone contributing to 40%.

Las desigualdades de clase en el comportamiento reproductivo en el Brasil: democratización incompleta y paradojas de la fecundidad juvenil.

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"En este artículo se examina cómo fue el proceso de descenso de la fecundidad en las diferentes clases sociales en el Brasil, reflexionando sobre cuándo, cómo y en qué sentido se producen los cambios del lugar que ocupa la maternidad en la vida de las mujeres de diferentes estratos sociales. El análisis de clases se emplea para investigar diferenciales en las tasas de fecundidad, el tiempo de entrada en la maternidad, y la incidencia y efectos de la maternidad temprana. Se observa que existen desafíos propios de una democratización incompleta en cuanto al acceso a la anticoncepción y, teniendo en cuenta la evolución de los derechos a la salud sexual y reproductiva en el Brasil, se concluye exponiendo algunas reflexiones sobre los retos para su efectiva implementación."

Mapeando condições institucionais e ações organizacionais: um estudo de caso sobre a MRV Engenharia.

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O presente trabalho tem como objetivo descrever as instituições fundamentais para o entendimento da ação econômica e do sucesso da empresa MRV Engenharia. A partir de um estudo de caso, apresentamos como principal resultado a importância de diversas instituições para o sucesso econômico da corporação. Ademais, identificamos a presença de uma relação conflituosa entre os diferentes acionistas da empresa, oriundo de uma firma familiar que abriu seu capital. Em vista disso, mobilizamos a literatura sociológica clássica e contemporânea, mas também utilizamos contribuições de outras áreas como direito e administração para entender o objeto escolhido. Demonstramos, ao final do artigo, como o conhecimento sociológico, e, em específico, o modelo de análise institucional em três níveis, possui importantes contribuições para os estudos organizacionais e para a análise do sucesso de uma corporação econômica.

Mérito ou berço? Origem social e desempenho no acesso ao ensino superior

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Este trabalho discute a interação entre origem social e desempenho escolar nas probabilidades de acesso ao ensino superior no Brasil. Os dados derivam de um painel de egressos do ensino médio em 2012 acompanhados por cinco anos após a conclusão da educação básica, com base em cruzamentos de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Observou-se que, para o acesso ao setor público, o desempenho é o preditor mais importante, independentemente do nível socioeconômico do candidato, reforçando uma dimensão de mérito no acesso. O mesmo não se pode dizer em relação ao setor privado, que, além de apresentar forte hiato socioeconômico, permite que os estratos sociais mais privilegiados tenham elevadas chances de acessá-lo, ainda que apresentem os piores desempenhos escolares.

Mérito ou berço? Origem social e desempenho no acesso ao ensino superior.

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Artigo
Este trabalho discute a interação entre origem social e desempenho escolar nas probabilidades de acesso ao ensino superior no Brasil. Os dados derivam de um painel de egressos do ensino médio em 2012 acompanhados por cinco anos após a conclusão da educação básica, com base em cruzamentos de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Observou-se que, para o acesso ao setor público, o desempenho é o preditor mais importante, independentemente do nível socioeconômico do candidato, reforçando uma dimensão de mérito no acesso. O mesmo não se pode dizer em relação ao setor privado, que, além de apresentar forte hiato socioeconômico, permite que os estratos sociais mais privilegiados tenham elevadas chances de acessá-lo, ainda que apresentem os piores desempenhos escolares.

Mobilidade de classe no Brasil em perspectiva comparada.

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This essay compares social mobility patterns in Brazil over time as well as with other industrialized countries (England, France, West Germany, Hungary, Ireland, Northern Ireland, Poland, Scotland, Sweden, United States, and Japan). Such comparisons are made possible by the classification of Brazilian data into seven social classes widely used in comparative stratified research. Mobility patterns are described in both absolute and relative terms. Absolute mobility rates indicate that the Brazilian patterns are similar to those of other countries that have also undergone recent changes (industrialization and urbanization). In contrast, relative mobility rates indicate that there is a slight reduction in the degree of rigidity in the Brazilian class structure. Despite this reduction, Brazil’s class structure appears to remain more rigid than that of the countries studied in the comparison.

Mobilidade social e estratégias reprodutivas no Brasil de finais do século XX.

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"No Brasil, um significativo processo de queda fecundidade foi acompanhado por intensa mobilidade social. O objetivo desse artigo é analisar a relação entre ambos os processos. Após discutir as principais hipóteses da bibliografia sobre a relação entre fecundidade e mobilidade social, são estimadas as taxas de fecundidade por classe social, para, então, investigar as associações entre alterações na fecundidade e experiências de mobilidade social. Por fim, aborda-se o que os resultados encontrados nos dizem das desigualdades sociais, especialmente as de gênero, no Brasil."

Mobilidade social no Brasil.

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Mudanças nas famílias dos jovens e tendências da mobilidade social de brancos e negros no Brasil.

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O artigo apresenta tendências da mobilidade ocupacional intergeracional de homens, mulheres, brancos e negros no Brasil usando dados de 1996 e 2014. As evidências indicam que mudanças nas famílias de origem — a crescente participação das mães no mercado de trabalho — estão estreitamente ligadas à diminuição da desigualdade racial nas chances de mobilidade intergeracional de filhas e filhos adultos.

Notas metodológicas: Modelos log-lineares sob o paradigma bayesiano aplicados aos casos de violência política nas eleições municipais brasileiras de 2020.

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O artigo analisa a violência política durante o ciclo das eleições municipais brasileiras de 2020, com dois objetivos: discutir teoricamente a violência eleitoral como um tipo específico de violência política; e medir a incidência de cinco modalidades de violência (homicídios, atentados, ameaças, agressões e sequestros) contra lideranças políticas locais, a partir do monitoramento diário da imprensa. No total, foram identificados 485 casos entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020. As vítimas são majoritariamente do sexo masculino, brancos, com alta escolaridade, dos pequenos municípios e filiados a partidos da centro-direita. No entanto, o modelo log-linear estimado sob o paradigma bayesiano revela que a chance de um homicídio ocorrer é maior contra políticos não brancos e de baixa escolaridade.

O futuro das transferências de renda no Brasil: dilemas empíricos e normativos para um programa pós-pandemia e pós-Auxílio Emergencial.

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Artigo
O objetivo desse artigo é refletir sobre os dilemas normativos que rondam o futuro das transferências de renda no Brasil, pós-pandemia. Iniciamos pela análise dos impactos da pandemia sobre resultados socioeconômicos e dos efeitos do auxílio emergencial sobre a distribuição de renda. Abordamos a discussão atual sobre os limites do Bolsa Família e o conceito de renda básica universal. Introduzimos três princípios de justiça para nortear nossa análise normativa: o igualitarismo, o prioritarismo e o suficientismo. Mostramos como esses conceitos permitem fazer questões sobres os objetivos de políticas e sobre dilemas morais implicados nos desenhos e métodos de implementação. Mostramos ainda que os próprios princípios de justiça são modificados quando levamos em conta aspectos práticos e não ideais da realidade sobre quais políticas são elaboradas.

O impacto da segregação ocupacional por gênero e raça na desigualdade de renda no Brasil em três décadas (1986-2015)

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Artigo
O artigo tem como objetivo principal analisar a segregação ocupacional por gênero e raça e seu impacto no diferencial de renda no Brasil entre 1986 e 2015. Para isso, replicamos cinco índices multigrupos desenvolvidos por Del Río e Alonso-Villar (2015) que abarcam medidas globais e locais e permitem a decomposição da desigualdade salarial. Por meio da análise da segregação ao longo do tempo, observamos que processos econômicos, sociais e políticos nesses 29 anos levam a uma estrutura ocupacional e um mercado de trabalho mais igualitário no Brasil. Além disso, também realizamos análises para trabalhadores com ensino superior completo e para as regiões Sul e Sudeste. Os resultados apontam uma queda na segregação ocupacional, principalmente por gênero, apesar das heterogeneidades encontradas por escolaridade e na definição salarial (discriminação).

O pensamento ecológico na cobertura jornalística brasileira: o caso da Baía de Guanabara.

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Artigo
A proposta deste artigo é investigar como as diferentes correntes ou abordagens do pensamento ecológico apresentam-se na cobertura jornalística de O Globo sobre a poluição da Baía de Guanabara, importante elemento ambiental da antiga capital federal, transformada com o avanço da urbanização da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A partir de uma pesquisa documental de viés quali-quantitativo, verifica-se a transmutação da cobertura das questões ambientais da baía na segunda metade do século XX, acompanhando o movimento ambientalista e a própria consolidação do jornalismo ambiental no Brasil. Identificamos a migração de uma cobertura sustentada na beleza natural, típica dos primórdios do jornalismo ambiental, para uma abordagem que considere aspectos mais complexos relacionados à poluição, alinhada com a transversalidade da pauta e com a reivindicação dos movimentos ambientalistas mais contemporâneos por justiça ambiental.

OCCUPATIONAL AND INCOME INTERGENERATIONAL MOBILITY IN BRAZIL BETWEEN THE 1990s AND 2000s

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This article presents the historical trends in intergenerational income mobility in Brazil between the 1990s and 2000s, based on an analysis of two age cohorts. The findings indicate a significant increase in social mobility. A second objective is to compare economic and sociological approaches to intergenerational mobility, utilizing trends in income mobility and occupational status mobility for this purpose. While the former rose substantially, the latter increased much more modestly. Finally, the article analyses the relation between intergenerational mobility in education and the other two types of mobility. Breaking down income and occupational mobilities into those factors that directly link parents to children (pure inheritance) and other factors mediated by education (mediated inheritance) reveals significantly different results for income and occupation.

OS IMPACTOS DA GERAÇÃO DE EMPREGOS SOBRE AS DESIGUALDADES DE RENDA Uma análise da década de 2000

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Nos últimos vinte anos, o Brasil viveu um período de contínua queda da desigualdade, especialmente relacionada aos rendimentos do trabalho. Pretendemos compreender como esse movimento se relaciona a uma dimensão pouco mobilizada no debate sobre o tema: a estrutura ocupacional. De início, apresentamos uma discussão e dados que descrevem as mudanças dos novos empregos gerados em dez anos (2002-2012). Em seguida, estudamos a desigualdade de renda do trabalho e seus componentes de duas maneiras: descrevendo a importância de componentes ocupacionais a cada ano; analisando especificamente sua queda e o componente ocupacional se comportou diante de outras características, como raça, gênero, região e sobretudo escolaridade. Nossos resultados apontam para a relevância da estrutura ocupacional de acordo com as diferenças entre e dentro das ocupações; indicam ainda que os recentes ganhos salariais dos trabalhadores e a queda da desigualdade de renda do trabalho não estiveram associados a mudanças na hierarquia e a aspectos da estrutura ocupacional. Em síntese, as discussões e análises do artigo contribuem para um aspecto profundamente estrutural da desigualdade de renda no Brasil, e importantes para a análise sociológica, que são os fatores institucionais e do mercado de trabalho.

Os impactos da geração de empregos sobre as desigualdades de renda uma análise da década de 2000.

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Nos últimos vinte anos, o Brasil viveu um período de contínua queda da desigualdade, especialmente relacionada aos rendimentos do trabalho. Pretendemos compreender como esse movimento se relaciona a uma dimensão pouco mobilizada no debate sobre o tema: a estrutura ocupacional. De início, apresentamos uma discussão e dados que descrevem as mudanças dos novos empregos gerados em dez anos (2002-2012). Em seguida, estudamos a desigualdade de renda do trabalho e seus componentes de duas maneiras: descrevendo a importância de componentes ocupacionais a cada ano; analisando especificamente sua queda e o componente ocupacional se comportou diante de outras características, como raça, gênero, região e sobretudo escolaridade. Nossos resultados apontam para a relevância da estrutura ocupacional de acordo com as diferenças entre e dentro das ocupações; indicam ainda que os recentes ganhos salariais dos trabalhadores e a queda da desigualdade de renda do trabalho não estiveram associados a mudanças na hierarquia e a aspectos da estrutura ocupacional. Em síntese, as discussões e análises do artigo contribuem para um aspecto profundamente estrutural da desigualdade de renda no Brasil, e importantes para a análise sociológica, que são os fatores institucionais e do mercado de trabalho.

Os impactos da geração de empregos sobre as desigualdades de renda: uma análise da década de 2000

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Nos últimos vinte anos, o Brasil viveu um período de contínua queda da desigualdade, especialmente relacionada aos rendimentos do trabalho. Pretendemos compreender como esse movimento se relaciona a uma dimensão pouco mobilizada no debate sobre o tema: a estrutura ocupacional. De início, apresentamos uma discussão e dados que descrevem as mudanças dos novos empregos gerados em dez anos (2002-2012). Em seguida, estudamos a desigualdade de renda do trabalho e seus componentes de duas maneiras: descrevendo a importância de componentes ocupacionais a cada ano; analisando especificamente sua queda e o componente ocupacional se comportou diante de outras características, como raça, gênero, região e sobretudo escolaridade. Nossos resultados apontam para a relevância da estrutura ocupacional de acordo com as diferenças entre e dentro das ocupações; indicam ainda que os recentes ganhos salariais dos trabalhadores e a queda da desigualdade de renda do trabalho não estiveram associados a mudanças na hierarquia e a aspectos da estrutura ocupacional. Em síntese, as discussões e análises do artigo contribuem para um aspecto profundamente estrutural da desigualdade de renda no Brasil, e importantes para a análise sociológica, que são os fatores institucionais e do mercado de trabalho.

Panorama das Comissões da Verdade no Brasil: uma reflexão sobre novos sentidos de legitimidade e representação democrática.

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A Comissão Nacional da Verdade (CNV) foi estabelecida no Brasil, em maio de 2012, com o objetivo de investigar os crimes da ditadura civil-militar (1964-1985) quase trinta anos depois da nova democracia no país. Ela foi sucedida pela proliferação de comissões subnacionais da verdade, organizadas por setores da sociedade civil, governos e legislativos municipais e estaduais. A difusão delas caracteriza-se como fenômeno singular no mundo, que denominaremos por comissionismo. Além de descrever o fenômeno, esse artigo se dedica a examinar e contrastar os diferentes repertórios de auto-justificação das comissões.

PANORAMA DE INDICADORES SOBRE AS MULHERES COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO.

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Artigo
Com o reconhecimento e a regulamentação do direito ao trabalho das pessoas com deficiência, o tema veio ganhando espaço na academia. Contudo, sem ênfase sobre a situação das mulheres. O objetivo deste artigo, parte de estudo mais amplo sobre os determinantes e obstáculos à inclusão de mulheres com deficiência no mercado de trabalho no Brasil, é contribuir para a redução dessa lacuna de informações. Neste artigo, após breve revisão de literatura sobre a concepção da pessoa com deficiência a partir do modelo social e do aporte da crítica feminista à formulação do modelo, são destacadas estatísticas descritivas que apontam desvantagens das mulheres com deficiência em relação às sem deficiência e aos homens no mercado de trabalho. Os dados provêm da edição mais recente da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) e propiciam indicadores como taxa de participação na força de trabalho e de desocupação, entre outros.

Parental wealth and children's outcomes over the life-course in Brazil: A propensity score matching analysis.

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Parental wealth – as distinct from income, education and other parental socioeconomic resources – may play a large role in children's socioeconomic outcomes, particularly in developing countries, characterized by economic volatility, a weak social safety net and limited access to credit. Using a propensity score matching approach, we examine the influence of parental wealth on adult children's schooling, school quality, occupational status, consumption level, and wealth holdings in Brazil. Findings suggest a substantial effect of parental wealth on all these outcomes, with a positive effect of even modest levels of wealth. The effect of parental wealth on occupational status is largely mediated by parental investment in more and better education for children. In contrast, the effect on children's consumption and wealth is largely unmediated by labor market resources and rewards, a pattern that is more pronounced for sons than for daughters. This suggests direct parental financial assistance. Sensitivity analysis indicates that hidden bias emerging from unobserved confounders should have to be unlikely large to question inference of a causal influence of high levels of parental wealth, although the influence of low levels of wealth may be more susceptible to hidden bias.

Pathways of change in social mobility: Industrialization, education and growing fluidity in Brazil?

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This paper explores the change in intergenerational class mobility over the last quarter-century in Brazil. Using repeated cross-sectional surveys between the early 1970s and the late 1990s and a counterfactual approach, we disentangle cohort from period interpretations of change, and examine the mechanisms driving change in fluidity among Brazilian men. We detect a substantial increase in social fluidity over time, which emerges from period transformation, rather than cohort replacement. This trend departs from industrialized nations, where growing fluidity has been found to be entirely driven by the replacement of older, more rigid cohorts by younger, more fluid ones, and to emerge from educational equalization and a “compositional effect”—educational expansion combined with a weaker intergenerational association among those with higher education. In contrast, in a context of rapid late industrialization, two mechanisms account for growing fluidity in Brazil: the decline in the “economic returns to schooling”, and the weakening of the direct influence of class origins on class destination, net of education. We discuss the implications of these patterns for the understanding of mobility dynamics in different national contexts.

Public sector governance statistics in Brazil. Challenges and perspectives, and focus on transparency.

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-The text explores the production of statistics on public sector governance in Brazil both by the official statistical office (IBGE) and other producers, most of them control agencies. The article gives details about the main data sources. Some challenges and perspectives related to regular and comprehensive production are explored. There is also an example of analysis with data on transparency in municipal government collected using different methodologies. This exercise shows some issues faced when one tries to put together different data sources.

Quatro Décadas de Mobilidade Social no Brasil.

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This article analyzes intergenerational class mobility and inequality of opportunities over the last 40 years in Brazil. We draw on five national sample surveys conducted from 1973 to 2008 in order to examine the mechanisms that led to changes in social fluidity (inequality of opportunities) for men and women. The analyses show that there was a substantial decrease in inequality of opportunities (increase in social fluidity). The decrease in inequality of opportunities in Brazil relates to two mechanisms: a reduction in educational returns during this period, and a decrease in the direct effect of class of origin on class destination, discounting the effect of educational attainment, until 1988 for men and until 1996 for women. Beginning in these two years, we detect an increase in the direct effect of class of origin on class destination, controlling for education. We also discuss the principal consequences of the study's findings for the analysis of social inequalities in Brazil.

Racial discrimination and health: a systematic review of scales with a focus on their psychometric properties.

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The literature addressing the use of the race variable to study causes of racial inequities in health is characterized by a dense discussion on the pitfalls in interpreting statistical associations as causal relationships. In contrast, fewer studies have addressed the use of racial discrimination scales to estimate discrimination effects on health, and none of them provided a thorough assessment of the scales' psychometric properties. Our aim was to systematically review self-reported racial discrimination scales to describe their development processes and to provide a synthesis of their psychometric properties. A computer-based search in PubMed, LILACS, PsycInfo, Scielo, Scopus and Web of Science was conducted without any type of restriction, using search queries containing free and controlled vocabulary. After initially identifying 3060 references, 24 scales were included in the review. Despite the fact that discrimination stands as topic of international relevance, 23 (96%) scales were developed within the United States. Most studies (67%, N = 16) were published in the last 12 years, documenting initial attempts at scale development, with a dearth of investigations on scale refinements or cross-cultural adaptations. Psychometric properties were acceptable; sixteen of all scales presented reliability scores above 0.7, 19 out of 20 instruments confirmed at least 75% of all previously stated hypotheses regarding the constructs under consideration, and conceptual dimensional structure was supported by means of any type of factor analysis in 17 of 21 scales. However, independent researchers, apart from the original scale developers, have rarely examined such scales. The use of racial terminology and how it may influence self-reported experiences of discrimination has not yet been thoroughly examined. The need to consider other types of unfair treatment as concurrently important health-damaging exposures, and the idea of a universal instrument which would permit cross-cultural adaptations, should be discussed among researchers in this emerging field of inquiry.

Renda, Relações Sociais e Felicidade no Brasil.

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O objetivo deste artigo é descrever a distribuição de "bem-estar subjetivo" ou "felicidade" na população brasileira. Após uma breve revisão da literatura em psicologia, economia e sociologia sobre o tema, o texto apresenta dados comparando o Brasil com outros 134 países. O ponto central do artigo consiste na elaboração de um modelo estatístico para descrever os principais fatores correlacionados à "felicidade" da população. Em contraste com trabalhos anteriores sobre o Brasil, nossa análise revela que, além das condições materiais (principalmente a renda), diversas formas de relações sociais e de percepções são fundamentais para explicar a variação na distribuição de "felicidade". Os dados analisados são provenientes da pesquisa "Dimensões Sociais das Desigualdades", composta por uma amostra probabilística da população brasileira coletada junto a 8.048 domicílios em 2008.

Rendimento do Trabalho das Esposas e Tendências da Desigualdade de Renda no Brasil

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Nas últimas décadas, as mulheres que viviam em união conjugal foram as principais responsáveis pelo aumento da participação feminina no mercado de trabalho no Brasil. Isso se traduziu na crescente contribuição dos rendimentos do trabalho das esposas para a renda das famílias. Neste artigo, argumentamos que essas tendências ajudaram a diminuir a desigualdade de renda entre as famílias desde a década de 1990. Usando dados das PNADs, decompomos a desigualdade da renda domiciliar per capita, medida pelo coeficiente de variação ao quadrado, segundo: a) fontes da renda domiciliar (rendimentos do trabalho do marido, rendimentos do trabalho da esposa e outras rendas); e b) tipos de família (chefiadas por casais ou não). A partir dessas decomposições desenvolvemos análises contrafactuais para verificar o impacto dos rendimentos do trabalho das esposas nas tendências da desigualdade de renda no Brasil entre 1992 e 2014. Apesar do aumento da associação entre os rendimentos dos cônjuges, o efeito líquido das mudanças nos rendimentos das esposas durante o período analisado foi equalizador.

Rendimento do Trabalho das Esposas e Tendências da Desigualdade de Renda no Brasil (1992-2014).

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Nas últimas décadas, as mulheres que viviam em união conjugal foram as principais responsáveis pelo aumento da participação feminina no mercado de trabalho no Brasil. Isso se traduziu na crescente contribuição dos rendimentos do trabalho das esposas para a renda das famílias. Neste artigo, argumentamos que essas tendências ajudaram a diminuir a desigualdade de renda entre as famílias desde a década de 1990. Usando dados das PNADs, decompomos a desigualdade da renda domiciliar per capita, medida pelo coeficiente de variação ao quadrado, segundo: a) fontes da renda domiciliar (rendimentos do trabalho do marido, rendimentos do trabalho da esposa e outras rendas); e b) tipos de família (chefiadas por casais ou não). A partir dessas decomposições desenvolvemos análises contrafactuais para verificar o impacto dos rendimentos do trabalho das esposas nas tendências da desigualdade de renda no Brasil entre 1992 e 2014. Apesar do aumento da associação entre os rendimentos dos cônjuges, o efeito líquido das mudanças nos rendimentos das esposas durante o período analisado foi equalizador.

Reprodução de desigualdades nos resultados educacionais: o caso do ensino superior brasileiro.

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Artigo
A partir da primeira década dos anos 2000, o Brasil viveu uma intensificação da expansão do ensino superior, acompanhado de uma tentativa de diversificação do sistema. Entretanto, pesquisas prévias indicam que a ampliação desse nível de ensino não representa necessariamente maior igualdade de acesso para diferentes grupos sociais. Ainda que estudos anteriores sobre o tema no Brasil sejam importantes para entender padrões de ocupação dos cursos, eles não costumam levar em consideração um fator essencial: o desempenho do estudante. Dessa forma, este estudo é sociologicamente relevante porque acrescenta uma variável às características socioeconômicas do aluno, o desempenho, que é fundamental para entender as dinâmicas da ocupação das vagas do ensino superior brasileiro.

SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL NA MICRORREGIÃO DO VALE DO PARAÍBA FLUMINENSE, RIO DE JANEIRO.

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A segregação socioespacial no Estado do Rio de Janeiro apresenta distintos cenários em função das peculiaridades que influenciam na dinâmica do território e, por consequência, na vida da população que reside no local. O Vale do Paraíba Fluminense, localizada ao sul do Estado do Rio de Janeiro, possui desenvolvimento introduzido pelas indústrias que intensifica esse processo de segregação socioespacial. De modo compreender e mensurar esse fenômeno esse artigo emprega a análise fatorial que identifica dois fatores: i) relacionado a infraestrutura domiciliar, e o ii) relacionado ao perfil socioeconômico da população residente; e a seguir aplica-se a krigagem a esses fatores tratando-os como um processo contínuo no espaço que apresenta variabilidade isotrópica. Para a função de semivariância, o modelo esférico mostrou-se adequado e permitiu verificar que o Fator 1 retrata a segregação entre os bairros e também entre os municípios, apresentando um alcance de 39.812 metros. O Fator 2 retrata a segregação principalmente intrabairros, pois o alcance encontrado foi de 2.399 metros.

Sentindo na Pele: Percepções de Discriminação Cotidiana de Pretos e Pardos no Brasil.

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Parte da literatura acadêmica brasileira sobre relações raciais tende a agrupar pretos e pardos em uma só categoria. Isso se justifica em virtude da sua semelhança em diversos indicadores socioeconômicos. No entanto, investigações recentes sobre padrões identitários e percepções de discriminação não mostram a mesma convergência entre os dois grupos. O presente artigo contribui para esse debate ao discutir a discriminação percebida por pretos, pardos e brancos a partir dos dados da Pesquisa das Dimensões Sociais da Desigualdade. Nossos resultados apontam que, no Brasil, a raça não pode ser analisada independentemente da dimensão socioeconômica. Mostramos, de forma inédita, que no tocante à percepção da discriminação, pardos de baixo status socioeconômico estão próximos dos pretos de mesma condição, enquanto pardos de status elevado reportam pouca discriminação e nisso se aproximam muito dos brancos.

Similar gaps, different paths? Comparing racial inequalities among BA holders in Brazil and the United States.

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In this article, we compare how racial inequalities are shaped by school-to-work transitions among bachelor’s degree (BA) holders in Brazil and the United States. Our findings reveal how distinct paths linking higher education and the job market can drive similar patterns of Black–White earnings gaps. While the distribution across fields of study matters more for racial earnings inequality in Brazil, differential returns to the same field and occupations are a stronger determinant in the United States. We also find that linked closure, that is, the exclusion of Black BA holders from occupations with high levels of linkage to the labor market, is the predominant mechanism in the United States, while a mix between linked closure and what we term unlinked closure, that is, the exclusion of Black BA holders from occupations that have weak linkages to fields of study, is more important in Brazil. By identifying variations in mechanisms leading to racial inequality, this article contributes to debates in comparative race relations and stratification.

Sociologia como ciência das populações: contribuições de Carlos Hasenbalg e Nelson do Valle Silva no Brasil.

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Neste artigo é realizado um balanço da obra dos sociólogos Carlos Hasenbalg e Nelson do Valle Silva, mostrando como as inovações que trouxeram para o estudo das relações raciais e da desigualdade social no Brasil foram alcançadas ao partirem de uma perspectiva sociológica que privilegia o estudo das populações e da estratificação social. Nesse sentido, são apresentadas as principais características da sociologia pensada como uma ciência das populações. Essa abordagem, que ganha cada vez mais adeptos em todo o mundo, faz uso de análises estatísticas de grandes bancos de dados para descrever e explicar tendências gerais em nível populacional, ao mesmo tempo em que reconhece a singularidade de cada unidade de análise (indivíduos, família, país, ou qualquer outra unidade). Os trabalhos de Hasenbalg e Silva adotaram essa perspectiva e se voltaram para temas fundamentais dos estudos de estratificação e mobilidade social. Assim, suas pesquisas não só inovaram o estudo das relações raciais no Brasil, como também foram precursoras da sociologia como ciência das populações e dos estudos de estratificação social no Brasil.

Stochastic models for greenhouse gas emission rate estimation from hydroelectric reservoirs: a Bayesian hierarchical approach.

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Herein, we propose a fully Bayesian approach to the greenhouse gas emission problem. The goal of this work is to estimate the emission rate of polluting gases from the area flooded by hydroelectric reservoirs. We present models for gas concentration evolution in two ways: first, by proposing them from ordinary differential equation solutions and, second, by using stochastic differential equations with a discretization scheme. Finally, we present techniques to estimate the emission rate for the entire reservoir. In order to carry out the inference, we use the Bayesian framework with Monte Carlo via Markov Chain methods. Discretization schemes over continuous differential equations are used when necessary. These models applied to greenhouse gas emission and Bayesian inference for this purpose are completely new in statistical literature, as far as we know, and contribute to estimate the amount of polluting gases released from hydroelectric reservoirs in Brazil. The proposed models are applied in a real data set and results are presented.

Stratification in Brazilian higher education. In: Manisha Priyam. (Org.). Reclaiming Public Universities.

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Capítulo de livro
This chapter examines the stratification of access to higher education in Brazil between 2001 and 2015, a period of marked expansion of the higher education system. It draws on random samples of the Brazilian population to show the increase in the number of enrollments, as well as in the number of students eligible to make the transition to higher education. Coefficients from logistic regression models show the persistent effects of family background on the probability of achieving a college education, but also show decreasing disadvantages for African-Brazilian students. It discusses how shifts in the racial composition of the population vis-à-vis policies to mitigate inequalities of access can account for the increasing probability of African-Brazilian students attending college.

TENDÊNCIAS DA DESIGUALDADE DE OPORTUNIDADES NO BRASIL: MOBILIDADE SOCIAL E ESTRATIFICAÇÃO EDUCACIONAL.

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Esta nota apresenta as tendências da desigualdade de oportunidades no Brasil seguindo a perspectiva sociológica adotada por pesquisadores da área de estudos de estratificação e mobilidade social (Breen e Jonsson, 2005). De acordo com essa abordagem, a desigualdade de oportunidades pode ser definida de duas formas: i) pela associação estatística entre as características socioeconômicas das famílias em que os indivíduos crescem (origem) e as condições socioeconômicas que estes alcançam em sua vida adulta (destino); e ii) pela associação estatística entre as famílias de origem e o nível educacional alcançado pelos indivíduos. O primeiro tipo de análise permite determinar o grau de desigualdade de oportunidades de mobilidade intergeracional, e o segundo o grau de desigualdade de oportunidades educacionais. Embora pesquisadores nessa área reconheçam que a mensuração feita desta forma não é perfeita porque não leva em conta o grau de empenho e outros fatores individuais (Jencks e Tach, 2006), a abordagem permanece sendo válida e vem sendo ampliada e desenvolvida para explicar os padrões de estratificação social em vários contextos.

Tendências da Desiualdade Educacional no Brasil.

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Artigo
Even today, Brazil’s educational indicators are only slightly better than those of the poorest countries in Latin America. Nevertheless, the slow but continuous expansion in schooling in the last two decades has increased the Brazilian population’s educational level and decreased inequality according to region, color, gender, and income bracket. By breaking down the explanatory factors for educational improvement, this study suggests, as a conservative estimate, that approximately 60% of this improvement is due to changes in living conditions and the geographic distribution of families resulting from urbanization and the demographic transition, with the remaining 40% due to actual improvements in the educational system’s performance.

The association between spouses? earnings and trends in income inequality in Brazil (1993-2015).

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Artigo
In this paper, we investigate how the diffusion of dual-earner couples has affected aggregate levels of inequality in Brazil. More specifically, we analyze trends in the association between spouses' earnings and assess their implications for earnings inequality among couples from 1993 to 2015. For this purpose, we use log-linear models to distinguish three components of the association between spouses' earnings: a) the correlation between spouses' earnings among dual-earner couples; b) the relationship between husbands' earnings and wives' labor force participation; and c) the proportion of dual-earner couples. Counterfactual simulations allow us to estimate how inequality would change if the trends in the association between spouses' earnings and each of its components had been different. We show that changes in the gradient of wives’ employment and compositional effects related to the increasing prevalence of dual-earner couples contributed to limit the decline in inequality over the studied period.

The association between spouses’ earnings and trends in income inequality in Brazil (1993–2015)

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In this paper, we investigate how the diffusion of dual-earner couples has affected aggregate levels of inequality in Brazil. More specifically, we analyze trends in the association between spouses' earnings and assess their implications for earnings inequality among couples from 1993 to 2015. For this purpose, we use log-linear models to distinguish three components of the association between spouses' earnings: a) the correlation between spouses' earnings among dual-earner couples; b) the relationship between husbands' earnings and wives' labor force participation; and c) the proportion of dual-earner couples. Counterfactual simulations allow us to estimate how inequality would change if the trends in the association between spouses' earnings and each of its components had been different. We show that changes in the gradient of wives’ employment and compositional effects related to the increasing prevalence of dual-earner couples contributed to limit the decline in inequality over the studied period.

The Efficiency of Constructed Wetlands and Algae Tanks for the Removal of Pharmaceuticals and Personal Care Products (PPCPs): a Systematic Review

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Constructed wetlands (CWs) and algae tanks are regarded as promising polishing steps to treat wastewaters for the removal of persistent organic pollutants, such as pharmaceuticals and personal care products (PPCPs). In this systematic review, we provide a synthesis of the relationship between the presence of the most widely studied PPCPs in domestic wastewater and the conformation of the CWs and algae tanks constructed to treat them. The six drugs most commonly found in the reviewed articles were caffeine, carbamazepine, diclofenac, ibuprofen, ketoprofen, and naproxen. Removal efficiency of the PPCPs was evaluated by means of the following selected parameters: hydraulic retention time (HRT), system flow rate, temperature, inflow concentration, and average removal rate. The average removal rate of PPCPs in CWs showed a positive and moderate relationship with the HRT (r = 0.346). A different flow configuration and plant species acted better for different target compounds. The average concentration reduction ranged from 80% for caffeine to zero reduction levels in some conformations for carbamazepine, diclofenac, and ketoprofen. There was a wide variation in the concentration reduction of different plant genera or unplanted tanks, ranging from 81% (caffeine using Phragmites sp.) to no reduction in an unplanted tank for diclofenac. The algae tanks were more efficient in removing most of the six target compounds than the wetlands. Removal rates ranged from 50% for ketoprofen to 16% for naproxen. According to our results, a combination of CW systems and algae tanks might be an effective alternative for the removal of PPCPs from domestic wastewater.

The Elusive New Middle Class in Brazil.

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Against the background of the generalized reduction of poverty in the world, and particularly in Brazil, this article intends to gauge the socio-economic profile of Brazilian households that emerged from poverty and have been identified as integrating a "new middle class". Using indicators of standards of living from the 2008-2009 Survey on Family Budgets (POF/IBGE), we found out that, in contrast to what has been assumed on the basis of average income criteria, this social stratum is markedly heterogeneous, most of it being similar in their consumption patterns to the economically vulnerable or outright poor strata. So, we conclude that, from a sociological perspective that demands additional conditions besides income levels to identify social classes, it is a category mistake to call this social stratum a new middle class. We conjecture that this may be consequential in terms of policy priorities and choices.

Trabalhar para estudar: sobre a pertinência da noção de transição escola-trabalho no Brasil.

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Artigo
A acelerada expansão do ensino superior no Brasil trouxe para o sistema de ensino indivíduos pertencentes a grupos de menor renda que frequentam cursos noturnos e arcam privadamente com os custos dos estudos. Uma boa parte deles tem idade mais avançada do que usualmente se imagina: não são, a rigor, estudantes que trabalham, mas trabalhadores que estudam. Neste artigo a suposição usual de que a educação superior deva conduzir os indivíduos a nichos ocupacionais de maior qualificação formal é invertida, em favor da ideia de que são as condições do mercado de trabalho e a inserção ocupacional já conquistada pelos indivíduos o que dá sustentação ao esforço de voltar a estudar em busca do diploma superior.

Trabalho e gênero nas indústrias automotivas do Sul Fluminense.

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Artigo
O presente trabalho tem como objetivo compreender as relações de gênero nas fábricas automotivas do Sul Fluminense/RJ, através da análise exploratória dos dados da Relação Anual das Informações Sociais- RAIS. Desde 1996, com a chegada da Volkswagen no município de Resende, o governo do estado passou a implementar medidas visando a atração de outras indústrias, em especial montadoras de veículos. Ao longo dos anos seguintes, os municípios localizados no Sul Fluminense se converteram em um novo polo automotivo, ocupado por uma diversidade de empresas que dinamizaram a economia local e geraram um grande volume de empregos. Com dados compreendidos entre os anos de 2007 e 2017, o trabalho buscou verificar de que maneira esse desenvolvimento se deu no tocante às disparidades retratadas na literatura sobre gênero e trabalho na indústria brasileira.

Trabalho e vida das mulheres na pandemia.

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Capítulo de livro
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Trabalho feminino e mudanças na família no Brasil (1984-1996): explorando relações.

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Artigo
O objetivo do artigo é investigar as relações entre o aumento do trabalho feminino e as mudanças em arranjos familiares brasileiros, controlando as diferenças por classes sociais. Embora a literatura associe o trabalho remunerado das mulheres a um aumento da sua autonomia na sociedade (empoderamento), e particularmente nas relações familiares, não estão totalmente elucidadas as relações entre o crescimento da participação econômica feminina e as alterações na condição das mulheres como membros de famílias. A hipótese mais realista é a de que o trabalho feminino ao mesmo tempo impele e é impelido por mudanças que estão acontecendo na família. Embora não existam dados longitudinais apropriados para solucionar esta pergunta, foram utilizadas aqui, de modo exploratório, quatro fontes de dados: as Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílios (PNADs/IBGE) de 1984 e 1996, a Pesquisa sobre Padrão de Vida (PPV) realizada pelo IBGE em 1996 e a Pesquisa Nacional sobre Demografia e Saúde (PNDS) realizada pela Bemfam em 1996. O foco da análise são as relações entre eventos familiares (união, separação, nascimento de crianças e uso de contracepção) e a inserção feminina no mercado de trabalho.

Trabalho feminino e mudanças nas famílias no Brasil (1976-2012): uma perspectiva de classe e gênero.

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Artigo
Os perfis familiares e profissionais das trabalhadoras brasileiras vem mudando nas últimas décadas e analisar tais transformações evidencia diferentes desafios para que a inserção profissional das mulheres seja construída numa perspectiva de igualdade de gênero nas esferas pública e privada. Inicialmente, são analisadas as diferenças por classe na participação feminina no mercado de trabalho, considerando-se a evolução da segregação ocupacional e as desigualdades de classe e gênero quanto a horas trabalhadas, rendimentos e proteção social do trabalho. A seguir, analisam-se os contextos familiares das mulheres trabalhadoras e a distribuição do trabalho doméstico e de cuidado infantil, enfatizando as desigualdades por gênero e classe nas responsabilidades familiares e seus impactos nas oportunidades de trabalho das mulheres. Por fim, apresenta-se um conjunto de regressões que mensuram as relações entre estas duas ordens de fenômenos, investigando as chances das mulheres participarem do mercado de trabalho segundo suas características familiares. Os dados estatísticos empregados foram coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em pesquisas amostrais (Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílios, PNADs) de 1976, 1986, 1996, 2006 e 2012. A análise de classe baseou-se na classificação proposta por Valle Silva (2003) que inclui 16 categorias ocupacionais.

Uma capital e muitos interiores: os perfis do sistema de ensino superior. REVISTA HABITUS, v. 15, p. 94-114, 2017.

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Artigo
Temos visto uma enorme expansão da oferta de cursos de ensino superior no Brasil, que não foi, entretanto, homogênea. Embora seja possível observar uma tendência de crescimento da oferta de cursos no interior do país, argumentamos que a forma como o interior tem sido pensado é inerentemente equivocada, pois ela dá pouca atenção ao padrão de distribuição regional dos cursos dentro do interior, mascarando as desigualdades mais significativas, que são aquelas internas a esta categoria. Neste trabalho (1) desvendamos os perfis do sistema de ensino superior dentro do interior, dividindo qualitativamente esta categoria, (2) comparamos São Paulo e Bahia para entender desigualdades dentro do país e (3) apresentamos conexões entre características dos municípios e as dos sistemas de ensino superior correspondentes.

Variational inequalities applied to option market problem.

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Since the classic work of Black and Scholes [F. Black, M. Scholes, The pricing of options and corporate liabilities, J. Polit. Econ. 81 (1973) 354–637] many techniques to calculate the value of European option have been developed. When we are interested in assessing the American option, these techniques must change to adapt to the early exercise possibility. To solve the American options problem, we obtain an inequality variational system and use numerical methods over it. This work aims to get the put American option price using the finite elements method and finite differences method. Numerical results are presented.

Vida e morte colaterais: notas sobre militarização e guerra ao crime no Rio de Janeiro.

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Artigo
As notas de pesquisa apresentadas neste trabalho são resultantes de uma monografia em construção, organizadas em diálogo com o debate em torno das diferentes faces da violência política dentro da ordem democrática. É desenvolvida uma reflexão crítica sobre a militarização e a “guerra ao crime” como opções políticas de estratégia para segurança pública, através da análise do histórico de exceção e autoritarismo na atuação estatal em combate ao crime organizado. Por fim, é proposta uma associação do racismo e desigualdades estruturais na sociedade brasileira ao exercício de uma necropolítica em conflito com os direitos e garantias pressupostos na ordem de normalidade democrática.

Violência política e eleitoral nas eleições municipais de 2020.

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O artigo analisa a violência política durante o ciclo das eleições municipais brasileiras de 2020, com dois objetivos: discutir teoricamente a violência eleitoral como um tipo específico de violência política; e medir a incidência de cinco modalidades de violência (homicídios, atentados, ameaças, agressões e sequestros) contra lideranças políticas locais, a partir do monitoramento diário da imprensa. No total, foram identificados 485 casos entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020. As vítimas são majoritariamente do sexo masculino, brancos, com alta escolaridade, dos pequenos municípios e filiados a partidos da centro-direita. No entanto, o modelo log-linear estimado sob o paradigma bayesiano revela que a chance de um homicídio ocorrer é maior contra políticos não brancos e de baixa escolaridade.

Voto assimétrico, classes e mobilidade social no Brasil

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Este artigo analisa a relação entre a estrutura de classes, os padrões de mobilidade social dos eleitores e a declaração retrospectiva de voto no segundo turno da eleição presidencial de 2006. As análises permitem discutir a hipótese do voto assimétrico, segundo a qual a correlação entre classes sociais e voto é mediada pelos padrões de mobilidade intergeracional ascendente e descendente. Outras hipóteses correlatas também são discutidas a partir das análises empíricas, que são todas baseadas na estimação de modelos hierárquicos bayesianos.

Voto assimétrico, classes e mobilidade social no Brasil.

Publicação
Este artigo analisa a relação entre a estrutura de classes, os padrões de mobilidade social dos eleitores e a declaração retrospectiva de voto no segundo turno da eleição presidencial de 2006. As análises permitem discutir a hipótese do voto assimétrico, segundo a qual a correlação entre classes sociais e voto é mediada pelos padrões de mobilidade intergeracional ascendente e descendente. Outras hipóteses correlatas também são discutidas a partir das análises empíricas, que são todas baseadas na estimação de modelos hierárquicos bayesianos.

Youth Labor Market Prospects in Times of Economic Recession in Brazil.

Publicação
The article examines young people’s labor market prospects in Brazil during the most recent economic recession (2014–2017). We draw on data from the Continuous National Household Sample Survey (PNAD Continua), between 2012 and 2017, to estimate both average labor market indicators over time and proportional hazard models of unemployment and underemployment. We find that youths’ labor market prospects declined considerably over the period, and, as in many countries during economic downturns, young people were more affected than adults. The analysis shows that gender, race, and education impact the hazards of unemployment and underemployment among young Brazilians. Kaplan-Meier curves show that differences between white and African Brazilian youth, as well as between college-educated youth and high school graduates (or less), increased between 2016 and 2017, when economic activity was at its worst level.

Estratificação da educação básica brasileira: uma abordagem multidimensional

Projeto de pesquisa
Este projeto propõe o estudo da estratificação na educação básica brasileira, desvelando os fatores sociais…

Juventude e Mercado de Trabalho no Brasil: Um estudo Longitudinal

Projeto de pesquisa
Neste projeto estudamos as trajetórias dos jovens no mercado de trabalho brasileiro na última década,…

Agência, Estrutura, Desempenho Educacional e Mercado de Trabalho entre Jovens Brasileiros

Projeto de pesquisa
Este projeto investiga como as dimensões da ação e estrutura se projetam sobre o desempenho…

Causas e Consequências das Desigualdades de Oportunidades e de Condições no Brasil

Projeto de pesquisa
O projeto vem estudando os mecanismos de superação das desigualdades de condições e de oportunidades…

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