Estratificação da educação básica brasileira: uma abordagem multidimensional

Este projeto propõe o estudo da estratificação na educação básica brasileira, desvelando os fatores sociais associados à diferenciação do desempenho escolar no Brasil, em termos de proficiência e progressão, a partir de uma abordagem multidimensional. O intuito é destacar como processos simultâneos no nível da escola, da família, e das características pessoais (tanto as sociodemográficas quanto as de cunho sócio-psicológico) estão relacionadas a proficiência e à progressão dos alunos no sistema educacional. Pretende-se, por exemplo, identificar os fatores que concorrem para que estudantes em contextos socioeconômicos desfavoráveis alcancem resultados educacionais expressivos. Buscaremos aproveitar, ao longo do projeto, a contribuição de matrizes teóricas de diversas disciplinas, principalmente da sociologia da educação, da educação, da psicologia social e da estatística.
Para tal, nos valeremos tanto de dados de Censos Escolares e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), coletados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), quanto de dados que serão coletados, em caráter longitudinal, em amostras aleatórias de escolas públicas e privadas na cidade de Juiz de Fora, em turmas de ensino fundamental e médio. Além disso, pretendemos usar diversas pesquisas coletadas pelo IBGE, como por exemplo: PNADs, Censos e POF. Dessa forma combinaremos fontes de dados em corte transversal já existentes a dados longitudinais que permitirão aprofundar a análise de relações causais entre diversas dimensões sociais – associadas à escola, à família e às características individuais dos próprios estudantes – e o desempenho dos estudantes ao longo do sistema educacional.
Este projeto se beneficiará da estrutura dos seguintes centros de pesquisa: (1) Centro para o Estudo da Riqueza e da Estratificação Social (CERES) do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ); (2) Núcleo de Pesquisas em Desigualdades Escolares (NUPEDE) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE-UFMG), e (3) Laboratório de Pesquisa em Ensino Superior (LAPES) daa Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ[CA1] ).
Espera-se que esta pesquisa ajude a compreender os determinantes do sucesso educacional em caráter dinâmico, contribuindo tanto para instruir a formulação de novas políticas públicas voltadas para a melhoria do sistema educacional, buscando a equalização dos seus resultados, quanto para a compreensão, do ponto de vista acadêmico, das inter-relações entre diversas dimensões que influenciam os caminhos dos estudantes neste sistema.

Deixar uma resposta