Estratificação horizontal nas licenciaturas das instituições federais brasileiras.

A ampliação das matrículas em cursos da área de Educação foi um dos principais vetores da expansão recente do ensino superior brasileiro. O objetivo do artigo é analisar até que ponto essa expansão significa, de fato, democratização de oportunidades de formação em distintas carreiras docentes. Os resultados obtidos, a partir de exercícios realizados com os microdados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes 2014, revelam que as subáreas de Educação estão distintamente caracterizadas de acordo com a origem socioeconômica e marcas sociais dos/das estudantes. As evidências são discutidas a partir de bibliografia que trata da “democratização segregativa” do ensino superior e de sua “estratificação horizontal”.

Deixar uma resposta